ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mal rosado - nova doença em cafeeiros na região de Marechal Floriano (ES)

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 08/01/2015

2 MIN DE LEITURA

5
0
Por José Braz Matiello, Saulo R. de Almeida, engenheiros agrônomos da Fundação Procafé, C.A. Krohling e Helcio Costa, engenheiros agrônomos do Incaper; L.M. Busato da Caufes e J. Stockl, cafeicultor


O mal rosado, causado pelo fungo Corticium salmonicolor, é uma doença agora relatada pela 1ª vez ocorrendo em cafezais no Brasil.

A doença nunca havia sido citada em cafeeiros no país, talvez pelo ambiente de clima mais seco, dominante nas nossas regiões, ao contrário do que ocorre na Colômbia e em certas áreas na América Central, onde, sob condição de umidade elevada, o Mal Rosado causa prejuízos significativos em cafeeiros.

O ataque de mal rosado vem sendo verificado nos 2 últimos anos, sempre no período de maio-julho, em lavouras na região de Marechal Floriano (ES). Ali predominam micro-climas com umidade elevada, com chuvas finas constantes, no inverno. Além disso, por efeito da topografia montanhosa, onde se encontram as lavouras e, ainda, pela proximidade de matas e eucaliptais, ocorre em parte do dia sombra sobre os cafezais, o que parece favorecer a doença já que nessas áreas se encontra o maior ataque. As condições de umidade, chuvas e temperaturas verificadas na região nos 2 últimos anos são mostradas na figura 1.

O mal rosado ataca ramos, frutos e folhas do cafeeiro. A princípio aparece uma lesão na parte lenhosa, porém ainda verde, dos ramos (laterais ou do ponteiro da planta). Esta lesão provoca um estrangulamento do ramo e a parte acima começa a amarelecer e o ataque se espalha ao longo desse ramo, atinge as folhas, que ficam totalmente necrosadas, e avança sobre a roseta de frutos próxima, deixando sobre toda a área afetada, no ramo e nos frutos, pontuações do fungo, de cor rosa ou salmão, daí vindo seu nome de mal rosado. Na parte inferior do ramo fica até uma crosta rosa.

Em função do ataque, fica visível nos cafeeiros uma boa quantidade de ramos laterais e até do ponteiros mortos e secos, ficando com folhas agarradas. O ataque foi verificado, indistintamente, em diversas variedades de cafeeiros, em Catuai, Arara, Catucai e Acauã.

O fungo C. salmonicolor é citado atacando centenas de espécies vegetais, entre os quais o próprio eucalipto. Nosso objetivo é o de alertar os técnicos para passarem a observar o problema de ocorrência do mal rosado, o qual poderá estar acontecendo em outras áreas, igualmente úmidas, em regiões próximas, na cafeicultura de montanha e em outras regiões cafeeiras no país.






 
Visão geral do cafeeiro aparecendo 2 ramos mortos. Marechal Floriano (ES) Julho de 2014.



Detalhe da frutificação do fungo sobre o ramo, com cor rosada. - Marechal Floriano (ES) Julho de 2014.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GEOVANI AGUIAR PEDROSO

NEPOMUCENO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/01/2015

Ano passado acredito ter visto aqui em minha região uma lavoura com estes sintomas da doença do Mal Rosado, na época pensei que era Mancha Aureolada (Bactéria), mas agora fiquei com dúvidas, de qualquer forma vou ficar atento este ano.
DANILO

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - ESTUDANTE

EM 09/01/2015

Após a verificação desta doença na lavoura de café, que tratamento deve ser adotado? O fato da doença do  Mal do Rosado esta sendo descoberta no ES, podemos dizer que ela já povoa outras área de café exemplo na Bahia no planalto da Conquista com seu polo cafeeiro?
ADONIS CERRI

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/01/2015

Olá;  é bom conhecer esta doença e ficar de olho.      Tem aparecido no meu cafezal a ceca do ramo e ficando com as folhas mortas penduradas, não sei se é a mesma doença, eu gostaria de saber.
JOSÉ CARLOS CHAGAS DOS SANTOS

CARIACICA - ESPÍRITO SANTO

EM 09/01/2015

de fato temos que ficar  atentos ao comportamento,deste fungo , pois pouco ainda sabemos ,sobre ele, que em outros países já é mais conhecido, mais acredito no trabalho dos nossos pesquisadores, em especial os da região citada,pois o incaper e um instituto ,inteiramente comprometido com o produtor rural, e por isso não devemos, nos desesperar, posso aos colegas da região que busque ajuda em um escritorio do incaper, caso encontrem , suspeita do mal rosado em suas lavouras.
CARLOS FONSECA CASTRO

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/01/2015

Es interesante esa enfermadad era muy comun en Costa Rica y ahora es difícil encontrarla.

Practicamente on se encuentra.

Sera el clima???

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures