carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Frutos e grãos de café triângulo - quase desconhecidos da ciência

Por José Braz Matiello
postado em 12/07/2017

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os frutos de café triângulo, que dão origem a grãos também diferenciados, ainda não têm uma explicação cientifica para sua ocorrência. O fruto de café é uma drupa que, normalmente, contém dois ovários ou lojas ou lóculos, os quais dão origem a duas sementes ou grãos por fruto. Estes grãos, pelo formato das lojas, têm um
lado quase plano e outro convexo e, na prática, são chamados de grãos chatos.

Foto: Divulgação
                                                    Foto: Divulgação

Quando não ocorre fecundação em uma loja, o grão ao lado se desenvolve de forma arredondada, ocupando parte do espaço da loja vazia, dando origem ao grão moca. Este processo é bem conhecido, sofrendo influência da genética da planta e do ambiente, sendo, os grãos moca, mais presentes em regiões quentes, em certas variedades e mais frequentes na ponta dos ramos produtivos.

Sobre os frutos e grãos triangulo, talvez por sua menor importância, por serem mais
parecidos com os grãos chatos, pouco se conhece. As observações em campo, curiosamente, mostram que eles estão mais frequentes na parte média da planta de café. Acompanhamento e avaliações feitas em diferentes materiais genéticos mostram que, também, alguns materiais apresentam percentagem desses frutos/grãos um pouco maiores. No entanto, os percentuais encontrados nunca ultrapassam 5% dos grãos produzidos. Além disso, suspeita-se que haja, também, uma componente ambiental que influa na formação de frutos/grãos triângulo.

Foto: Divulgação
                                                     Foto: Divulgação

Na planta, ao observar os frutos já maiores, especialmente os verde granados ou maduros, pode-se ver, pelo formato angular dos mesmos, tratar-se de frutos que possuem 3 grãos no seu interior. A confirmação pode ser feita, desde o inicio, com o corte transversal do fruto, quando se pode ver as 3 lojas e os grãos internamente.

Ao despolpar este fruto, saem as 3 sementes, envoltas em pergaminho. Na classificação dos cafés por tipo, o grão triângulo é considerado anormal, sendo definido como - grão de formato triangular, que se desenvolveu no fruto com três ou mais sementes. No entanto, na tabela de equivalência de defeitos, o grão triângulo não consta, ou seja, não é considerado defeito, que venha a depreciar o tipo do café. Do lado comercial, o grão triângulo, assim, tem menor importância. Apenas, pelo seu formato e tamanho menor, acaba sendo separado e vai compor os cafés de peneira mais baixa. 

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade