ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Efeitos benéficos do enterrio do tronco de cafeeiros no pós-plantio

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ - JOSÉ BRAZ MATIELLO E EQUIPE

EM 30/10/2017

1
0
O enterrio ou a chegada de terra no tronco de cafeeiros jovens para prevenir danos ou queimas pelo frio (geada), tem sido uma prática comum nas regiões cafeeiras mais ao sul do país, porém, ainda é pouco usado no Sul de Minas Gerais. Além dessa finalidade, verificou-se que a chegada de terra traz benefícios paralelos aos cafeeiros.

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
                                       Foto: Alexia Santi/ Agência Ophelia

Uma observação recente no inverno de 2017 feita em propriedade no Sul de Minas, em cafeeiros plantados em dez/jan (2016/2017), nos quais se chegou terra até 20 cm de altura em julho/2017, visando proteger gemas no tronco para futuro rebrote no caso de ocorrência de geada, mostrou que, na primavera, quando da retirada da terra, as plantas se mostravam em melhor estado vegetativo do que as demais, sem a terra. Elas estavam mais verdes e, ainda, em crescimento, apesar do período seco, em seguida (ver fotos 3 e 4).

    Foto: Divulgação
                                                   Foto: Divulgação

A possibilidade de proteção de cafeeiros jovens por terra e mesmo seu completo enterrio, foi objeto de pesquisas efetuadas no Paraná na época do ex-IBC, indicando a viabilidade da prática, observando períodos variáveis de permanência do enterrio. Para o operacional de enterrio dos troncos foram utilizados duas lâminas em "V", com vértice aberto, paralelas à linha de plantio, estando o trator a "cavalo" sobre as mudas. O processo é prático e rápido, operando a 4 - 5 km por hora, o que representa cerca de um ha por hora. O implemento é barato, leve e de baixa manutenção, como mostrado nas fotos 1 e 2.

Foto: Divulgação
                                                    Foto: Divulgação

Por ser uma prática pouco difundida no Sul de Minas, são destacados os efeitos múltiplos da chegada de terra. Trata-se de um seguro contra perda total por geada, a baixo custo. Representa ainda uma última capina do ano agrícola, nas laterais dos cafeeiros pelas lâminas e na linha pelo enterrio do mato junto às mudas.

Significa também um acerto do terreno, evitando-se depressões que ficam por ocasião do plantio. Facilita a molhação emergencial, se necessária, segurando a água sem escorrimento. Protege as plantas da ação de ventos, firmando mais o seu tronco, protege as raízes superficiais das plantas jovens e, por último, também foi verificada proteção contra erosão, por efeito de chuvas iniciais em outubro, quando o solo se encontrava ainda desprotegido.

O benefício no desenvolvimento melhor das plantas confirma observações de pesquisas anteriores, sendo explicado pelo funcionamento da terra como se fosse uma cobertura morta, preservando água no solo, além de aumentar o volume deste junto às plantas, portanto aumentando a água disponível às plantas.

Na primavera, com a passagem do risco por frio e com a normalização das chuvas, as leiras de terra devem ser retiradas, representando esta a parte mais onerosa do processo, uma vez que tem que ser manual e cuidadosamente efetuada para evitar ferimentos ao tronco dos cafeeiros. Nesta operação é comum a necessidade de 4 hd por ha, aproximando o custo total a R$ 300,00 por ha. Na retirada da terra, as leiras devem ficar ligeiramente abauladas, como compensação da tendência de afundamento do sulco.  

1

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HIPER AGRO

CANDEIAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/11/2017

Esta chegada de terra é realmente bastante benéfica em vários sentidos, pelo fato de nossa equipe já recomendar esta prática há vários anos. Orientados pelo Alessandro, agrônomo da AP, tivemos a oportunidade de observar a grande vantagem das lavouras com a chegada de terra em relação as que não recebem. Boa matéria!