FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Utensílios simples auxiliam no manejo de cafeeiros

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 12/07/2019

0
1

No dia a dia, no manejo das lavouras de café, surgem criações ou adaptações de utensílios, os quais, embora simples, facilitam bastante o trabalho e solucionam problemas encontrados no campo. Dois desses utensílios podem ser encontrados em fazendas na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais.

O primeiro é um tipo de forquilha ou um gancho grande, que tem cerca de 3 m de altura, feito com uma haste de madeira, tirada de arbustos no mato. Esta haste serve para realocar hastes de cafeeiros que se encontram pendidas para o meio da rua, de forma a desobstruir as ruas da lavoura para o transito de maquinário, evitando, ainda, a derrubada de frutos de café na passagem do trator com implementos. Com ela, o trabalhador aprisiona a haste do cafeeiro pendida, em sua parte superior, e coloca a mesma por detrás de outras hastes vizinhas, assim ficando presa por elas e de modo aprumado. A forquilha facilita por que tem altura pra atingir a haste pendida e reduz o esforço do trabalhador, aumentando seu rendimento no trabalho.

O segundo utensílio é composto de uma haste ou cabo de madeira redondo, com cerca de 1,5 m de comprimento, que tem implantado, em uma das pontas, um elemento de ferro em forma de V aberto (ver foto), e constituído de hastes de vergalhão grosso. Com ele, o trabalhador vai fazer a capação do ponteiro de plantas, seja para fazer um tipo de decote herbáceo ou mesmo a capação de plantas de porte alto, que podem ser encontradas no meio de cafeeiros de porte baixo. Para isso, o operador coloca a ponta dupla junto ao broto terminal e faz um pequeno movimento de torção para quebrar o broto. Deste modo, o utensílio faz com que o trabalhador ganha em altura, não sendo necessário fazer esforço pra envergar/abaixar a ponta do pé de café, onde, sem o utensílio, teria de fazer com as mãos o mesmo trabalho de quebra do broto terminal.

Como dito no início, trata-se de utensílios simples e de fácil construção que, conhecidos por mais cafeicultores, podem facilitar os seus trabalhos e, assim, aumentar o rendimento operacional nas lavouras, importante fator componente do custo de produção do café.


O técnico Enivaldo mostra o utensílio na forma de uma haste de madeira com forquilha, para auxiliar no aprumo de hastes pendidas, as quais serão colocadas por detrás de outras vizinhas que as suportarão


O utensílio de madeira com ponta de ferro em V, usado para capação ou decote herbáceo na ponta de cafeeiros. O equipamento (a direita) e demonstração de seu trabalho de torção/quebra do broto (a esquerda).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.