ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Toxidez de herbicida glifosato em cafeeiros fica localizada

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 22/07/2015

1 MIN DE LEITURA

6
1
Nos últimos anos muito se tem falado sobre a possibilidade de herbicidas com base em Glifosato (Round-up e outros) causarem problemas de toxidez e de perda de produtividade em cafeeiros.

Os trabalhos de pesquisa realizados, no entanto, mostram que o uso de Glifosato, no controle do mato em cafezais, não provoca perdas produtivas nos cafeeiros.

Os resultados experimentais sobre a ausência de efeito do Glifosato podem ser vistos nos dois trabalhos cujas tabelas são aqui incluídas, nos ensaios realizados no Cepec, em Martins Soares (MG) e no Campo Experimental da Capal, em Araxá (MG).

No Cepec (tab 1) verificou-se que, na média das três safras computadas, houve até um pequeno acréscimo, de 6%, na produtividade dos cafeeiros onde foi usado o Glifosato, quando comparado com a parcela tratada só com a roçada do mato. Neste ensaio, onde o mato não foi controlado a perda foi de 39%.

No ensaio em Araxá (tab 2), desde o plantio e por dois anos seguidos, foram aplicadas doses crescentes de Glifosato, algumas até muito altas, 36 vezes superiores às doses normais, justamente para que, nessa condição, pudesse ser testada a possível ação danosa do produto sobre os cafeeiros. Os resultados obtidos mostram que, mesmo em doses muito altas, em nenhuma delas, a média de produtividade dos cafeeiros, nas dus primeiras safras, não se diferenciou daquela onde não se usou o produto.

As observações em campo confirmam os resultados experimentais. Qualquer um pode ver que nas áreas aplicadas com Glifosato para controle do mato em cafezais, quando parte da folhagem do cafeeiro é atingida, por deriva, na saia das plantas, os sintomas de toxidez, notados pela presença de folhas afiladas e de cor mais clara, ficam restritos àquela área da folhagem. Estes sintomas não se mostram em outras partes da planta, ou seja, o efeito fica localizado e não sistêmico. Mesmo ramos ao lado ou logo acima da área atingida, pela calda herbicida, não apresentam os sintomas de toxidez.



 


Sintomas da toxidez (folhas afiladas e mais claras) por deriva de glifosato, nos dois ramos da saia (no centro da foto) e dos lados ramos normais.

Sintomas da toxidez por deriva de glifosato nos quatro ramos da saia e, logo acima, ramos normais

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO SÉRGIO LANGE

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO

EM 27/07/2015

Os parabens têm que ser dado é a Joyce e a Ana. o Comentário delas esta perfeito. Até nisso estamos na contra mão do mundo.

Muito interessante a proposta da Ana com relação a se descriminar na embalagem a utilização de fertilizantes e agrotoxicos.

Não tenho a menor duvida de quem deve decidir o que comprar é o consumidor.

Para a industria isso é o diabo em frente a cruz.
AILTON GERALDO DIAS

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 24/07/2015

Prezado Matiello,

Primeiramente apresento-lhe minhas desculpas pois irei apresentar-lhe minha discordância com relação a estas pesquisas.

Há uma fragilidade no modo de organização do escopo destas pesquisas e seus resultados , por isso, não podem ser conclusivos.

A pesquisa pretendeu avaliar o efeito do glifosato - se danoso ou não ao cafeeiro - partindo de uma base de avaliação equivocada e insuficiente. Explico-lhe melhor. Se se pretende avaliar o efeito do glifosato (sobre o cafeeiro ou sobre qualquer outra cultura), seria adequado que nesta avaliação fossem incluídos também outros herbicidas e outras estratégias de controle dos matos. Por exemplo: uma parcela com controle mecânico (capina); uma parcela com controle utilizando-se dessencante; uma parcela com controle utilizando outro herbicida;uma parcela com controle utilizando-se o glifosato; e, finalmente, uma parcela sem o uso qualquer controle. Outrossim, as variáveis nutrição; disponibilidade hídrica; e, controles fitossanitários teriam que se niveladas de modo que não pudessem exercer impactos sobre os resultados.

Sugiro que você leia um vigoroso trabalho realizado no IAC sobre a Rota da Cafeina.

Neste trabalho, entre outras evidências, ressalta-se a importância da cafeína (alcalóide encontrado nos grãos do café e do guaraná) na fitossanidade das plantas; no peso dos grãos; etc... Qualquer interferência na síntese de cafeína, reduzindo-a, irá impactar de forma negativa na produção, na produtividade e na qualidade final dos grãos. Neste trabalho citado, do IAC, fica evidente que o uso do glifosato interfere na síntese de cafeína, impactando negativamente os resultados.

Voltemos aos trabalhos de pesquisa conduzidos no Cepec e em Araxá.

Conduzir parcela de cultivo do cafeeiro com o uso de roçadeiras; conduzir parcelas de cultivo do cafeeiro com o uso de glifosato (variando ou não as doses) e comparar os resultados pretendendo que os mesmos sejam conclusivos é de uma fragilidade quase pueril.

A ciência requer procedimentos mais vigorosos e mais sérios.

Abraços,

Ailton Geraldo Dias

Eng. Agrônomo

Professor, Pesquisador e Consultor

27 - 99619-3002


JONAS LEME FERRARESSO

SERRA NEGRA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/07/2015

Parabéns pelo artigo meu amigo Matiello, sempre ajudando e esclarecendo as dúvidas dos técnicos e produtores.
ANA PAULA PAIXÃO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 23/07/2015

Bom dia. Glifosato tem quer banido do Brasil. Enquanto o mundo o proíbe, produtores o utilizam. Comprovadas inúmeras doenças vindas desse tóxico herbicida da Monsanto. O Brasil está na contramão do mundo ! A hora é de investir em pesquisas para combater pragas com produtos ecologicamente corretos, que não causem danos aos trabalhadores do campo e nos consumidores finais.

Infelizmente a legislação brasileira é fraca e omissa em relação ao que o consumidor final consome. Deveria constar na embalagem do produtos informações como os nomes dos agrotóxicos e fertilizantes utilizados na lavoura, além da quantidade. Porque o consumidor final tem que ter o direito de escolha ! 

www.anainternationallawyer.com



Olhem:

https://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/ministerio-publico-quer-banir-glifosato-brasil-56002
JOYCE GIANVECCHIO

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 23/07/2015

É preciso levar em consideração também a toxicidade do glifosato para o consumidor no produto final. Para os que não possuem muita informação sobre o assunto, poderia gerar uma falta de atenção na aplicação deste herbicida. O glifosato está sendo assunto de atenção para torrefadoras europeias conceituadas! Inclusive a recusa de lotes de alta qualidade em função do limite acima do permitido.
PAULO ROBERTO DE SOUZA

IBAITI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/07/2015

Esta é uma matéria de relevada importância é esclarecedora quanto a utilização do glifosato e irá responder ao questionamento de milhares de produtores de café.

Parabéns aos pesquisadores!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures