ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Redução no tamanho dos frutos de café nesta safra

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 17/06/2015

2 MIN DE LEITURA

5
0
Por José Braz Matiello, Iran B.Ferreira e J.E. Pinto Paiva engenheiros agrônomos da Fundação Procafé e Carlos H. S. Carvalho, engenheiro agrônomo da Embrapa-Café

Frutos de café de menor tamanho estão presentes em maior quantidade na safra cafeeira atual, que agora está sendo colhida. Esta condição de frutos pequenos tem sido objeto de inúmeras reclamações, que temos recebido de cafeicultores, de diferentes regiões de Minas Gerais.

Para verificar e dimensionar esse problema, foi efetuado um levantamento, no final de maio de 2015, através de amostragem em lavoura da cultivar Catuai vermelho 144, na Fazenda Experimental de Varginha. A análise dos frutos coletados evidenciou a seguinte situação:

a) Nos frutos maduros (42%):
- 65% de frutos normais
- 35% de frutos pequenos

b) Nos frutos verdes (58%):
- 26% de frutos normais
- 74% de frutos pequenos
Frutos chochos = 7%

A avaliação dos dois diferentes tipos de frutos, normais e pequenos, mostrou que existia um diferencial médio de peso entre eles, da ordem de 39%, o qual, obviamente, vai se refletir no peso dos grãos beneficiados, com perdas previstas no café produzido.

Aplicando-se este diferencial médio de peso sobre a percentagem total de frutos pequenos (maduros e verdes), chega-se a uma redução provável de produção, por esse efeito, de cerca de 21,8%.

Uma vez demonstrado e quantificado, no exemplo da lavoura amostrada, o problema da ocorrência anormal de frutos pequenos, vamos ver as prováveis causas do problema.

Os fatores que podem influenciar o tamanho dos frutos de café estão ligados ao suprimento de água e de nutrientes às plantas. Neste ano houve uma condição de estresse hídrico, associado a altas temperaturas, no período de crescimento dos frutos, em dezembro de 2014 e janeiro de 2015. O déficit hídrico foi menor do que o do ano passado, tanto que não afetou, de forma grave, o chochamento dos frutos, tendo-se verificado, na amostragem, 7% de chochos, o que está apenas ligeiramente acima do nível normal, de 3-5%.

Com relação ao tamanho dos frutos chamou a atenção o grande percentual de frutos pequenos. Nesse aspecto, verificou-se que o diferencial foi maior nos frutos da 2ª e 3ª floradas, que se apresentavam verdes em maio de 2015. Isto indica que o problema de déficit e temperaturas altas influenciou no suprimento de água e nutrientes aos cafeeiros, afetando menos a parcela de frutos da 1ª florada, os quais já se encontravam mais desenvolvidos na época do estresse.

Por sua vez, os frutos da 2ª e 3ª floradas, que constituíam a parcela de verdes na época da coleta, além do maior efeito sofrido pelo estresse hídrico, acabaram sendo prejudicados, também, pelo carreamento e uso das reservas preferencialmente pelos frutos da 1ª florada.

Foto 1


 
Foto 2


 
Foto 3

 
Foto 4


Pode-se ver, nas fotos 1 e 3, os frutos normais, os maduros (fotos 1 e 2) e os verdes (fotos 3 e 4). Nas 2 e 4, em comparação, aparecem os frutos pequenos, nos 2 estágios de maturação, os quais, na média pesaram 39% a menos.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/06/2015

É impressionante porque é grande ou porque é muito pequeno?
HENRIQUE FADEL ANNONI

CAPELINHA - MINAS GERAIS - TRADER

EM 21/06/2015

Em Capelinha ,nunca vi nada parecido em 25 anos de atuação na cafeicultura !!! É impressionante o tamanho dos grãos!
JOSÉ HESS

CURITIBA - PARANÁ

EM 18/06/2015

Bem pessoal mais um fator que os analistas de mercado não levam em consideração. Principalmente os estrangeiros como aqueles americanos que passaram de carro e de longe. Portanto não só a diminuição direta da safra pelos efeitos climáticos, mas os secundários e os terciários que aos poucos vê-se que a propalada super safra de cafés brasileiros não será todo sucesso. Pois as sacas com grãos menores contabilizados na safra não foram descontados da safra toda. Pois estes dados estão acontecendo agora.

Temos de lutar contra a volatilidade exagerada do mercado e nos aproximar da realidade, assim todos ganhamos.  
ARI DE OLIVEIRA FILHO

MANHUMIRIM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/06/2015

Na minha propriedade está gastando 10 medidas de 60 lts para se fazer uma saca, sendo que o normal seria 8 medidas, devido ao tamanhos dos grãos e chochamento.
MURILO DE FREITAS FERRACIN

MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/06/2015

Nas áreas já colhidas, foi notada uma redução de 19% do estimado para o obtido. O estimado, foi feito com medidas de 70 lts e 500 lts do cereja para 1sc de 60 lts limpo.

Essas áreas são pequenas, mais já foram feitas em diversas regiões do município e está sim havendo quebra no rendimento. Não posso afirmar que vai continuar com esse percentual, mais que devido ao stress hídrico e temperaturas altas de dezembro/2014 e janeiro/215 afetaram, isso é fato.

Prova é que as lavouras começaram a se desenvolver com as chuvas próximas do carnaval em diante e as deficiências nutricionais (boro, zinco) em algumas regiões foram gritantes, pois a planta não absorvia.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures