ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Recuperar cafezais é uma necessidade

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 10/12/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por José Braz Matiello – engenheiro agrônomo da Fundação Procafé

A lavoura cafeeira no Brasil melhorou muito nas três últimas décadas, depois da renovação promovida nos cafezais, havendo incorporação de novas tecnologias, com variedades mais produtivas, novos sistemas de plantio e de tratos mais adequados, com maior profissionalismo dos cafeicultores. No entanto, persistem problemas, ainda em boa parte das áreas, provocados pelo envelhecimento das plantas, pelo fechamento da lavoura e por maltratos, agravados pelos problemas de pragas e doenças e por anormalidades climáticas, levando ao desgaste das plantas e do solo.

Deste modo, o cafeicultor, sempre que possível assessorado por Técnico experiente, precisa, anualmente, efetuar uma análise de suas lavouras, para verificar a necessidade de recuperação dos talhões problemáticos, visando um conjunto mais produtivo nas suas lavouras de café. Deve ter em mente que, aquelas lavouras ruins, improdutivas, comem o lucro das demais.

A análise dos talhões, visando verificar sua condição e a necessidade ou não de recuperação, passa pelo exame de 3 grupos de fatores a recuperar – o solo, as plantas e o ambiente.

No solo – a avaliação deve se basear na análise química e, eventualmente, na verificação de impedimentos físicos. Os resultados obtidos vão indicar o uso de corretivos adequados, para formar a base para o desenvolvimento dos cafeeiros e para o melhor funcionamento da nutrição em seguida. Nesse aspecto, o mais comum tem sido o fornecimento de calcário ou outro material corretivo, de boa reatividade, para o curto prazo exigido, promovendo, ainda, o reequilíbrio nas bases Ca, Mg e K. Em alguns casos a sub-solagem pode, também, ser necessária.

Nas plantas – na lavoura em si, o histórico da produtividade da área é muito importante, devendo-se considerar ,ainda, a variedade, a idade dos cafeeiros, o espaçamento/alinhamento, as falhas e a localização adequada. Os aspectos de pragas/doenças do sistema radicular e a estrutura vegetativa das plantas, a presença de hastes em excesso, a ausência de ramagem lateral e a má formação ou acinturamento da copa devem, também, ser analisados. Na recuperação das plantas são indicadas podas corretivas, controles de problemas sanitários nas raízes e, eventualmente, replantios/repovoamentos.

No ambiente – deve ser analisado o balanço hídrico, para verificar a condição de disponibilidade de água para as plantas, avaliando, caso haja problemas sérios de stress hídrico, a possibilidade de implantação da irrigação, sempre que possível devendo-se optar por uma irrigação suplementar, mais econômica. Na condição de altas temperaturas, deve-se adequar com variedades/espécies mais adaptadas, também atenuar pela irrigação e, em último caso, usar a arborização.

A avaliação conjunta dos fatores - do solo, das plantas e do ambiente - é essencial para a definição de 3 tipos de lavouras – As boas, nas quais se deve somente continuar a dispensar os tratos normais, as recuperáveis, nelas sendo preciso efetuar práticas especiais de recuperação, e aquelas nas quais a recuperação não compensa, estas devendo ser eliminadas e substituídas por novas lavouras.


Talhão de lavoura com cafeeiros apresentando problemas na sua estrutura vegetativa/produtiva, com excesso de hastes, seca de ramagem lateral, cinturamento e fechamento das plantas, porem com bom espaçamento e variedade adequada, necessitando recuperação através de poda corretiva.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures