ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queima de folhas de cafeeiros pós-chuvas não é doença

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 09/10/2019

1 MIN DE LEITURA

2
2

Nesses últimos dias ocorreu um fenômeno estranho: uma queima de folhas de cafeeiros que causou preocupação em muitos técnicos e produtores, que nos mandaram fotos mostrando o acontecido. Alguns logo desconfiaram de uma doença nova, talvez uma bacteriose, pois viam um líquido escuro saindo da área afetada.

Ao analisarmos as condições de como e onde aconteceram os problemas, foi possível correlacionar a queima como sendo de causa fisiológica e não fitopatológica. Essa evidencia foi possível primeiro por que a queima ocorreu em plantas esparsas dentro da lavoura e não em focos, como é de se esperar quando ocorre ataque de um patógeno. Segundo porque o fenômeno ocorreu, principalmente, em regiões mais quentes e secas, ambiente menos favorável às bacterioses. Terceiro porque não foram verificadas lesões típicas de fungos ou bactérias, não havendo reação do tecido aos possíveis patógenos, na forma de halos amarelados, como é comum nesse tipo de infecção.

Por outro lado, ficou evidente, também, que as lavouras mais novas, as mais sentidas pela estiagem, foram àquelas mais atingidas, dando uma pista de que tinha a ver com o stress das plantas e do seu tecido foliar enfraquecido. A pouca ou nenhuma ocorrência em regiões mais frias ou em áreas sob irrigação reforça a correlação do problema com a forte estiagem dos últimos meses.

As manchas escuras nas folhas, parecidas com uma queima, vieram a surgir somente após ocorrência de chuvas porque os tecidos fracos, quase desidratados, ao serem reidratados pelas chuvas, podem romper suas células pelas altas concentrações de sólidos antes presentes, em contraste com a nova condição de plena hidratação. Na presença de água, as células podem entumecer e se romperem, morrendo e formando as áreas escuras. A rachadura de tecidos é comum em frutos em períodos de chuvas. Os fisiologistas poderão explicar melhor os mecanismos envolvidos na morte dos tecidos, em estudos posteriores.

Deste modo, demonstrada a tendência de que o problema ocorrido de queima na folhagem de cafeeiros seja de ordem puramente fisiológica e ligada ao balanço de água/sólidos solúveis nos tecidos, logo deve haver normalização.


Diversos aspectos da queima de folhas verificada em diferentes áreas cafeeiras no pós-chuva, em set/out 2019.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUCAS REICHELM COSTA

BAIXO GUANDU - ESPÍRITO SANTO

EM 23/03/2021

Tivemos esse problema no Café Conilon na região do ES em áreas de maior altitude, porém, no nosso caso o fato ocorreu devido chuvas no período frio, quando as noites seguidas da chuva atingiam temperaturas inferiores à 15º C. Observamos que a severidade do distúrbio fisiológico ocorreu com maior agravamento em plantas que estavam mal nutridas, principalmente as que apresentavam deficiência de N. Apesar do susto, com o passar dos dias as plantas se recuperaram normalmente.
ODIRLEI GUERRA

CAMACAN - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/10/2019

Matéria top

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures