ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queda de frutos em cafeeiros ocorrerá com maior gravidade neste ano

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 29/11/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Em novembro/dezembro vai começar a queda de frutinhos em cafeeiros e essa
anormalidade vai ocorrer com maior gravidade neste ano, em função de boa parte das lavouras terem florescido com pouca folhagem. A queda de frutos do cafeeiro pode ser considerado um processo natural, que ocorre diante da floração profusa (intensa) do cafeeiro. Em em seguida, quando os frutinhos começam a crescer e a formar os grãos, a planta de café deixa cair parte desses frutos, de forma proporcional às suas reservas disponíveis.

Foto: Divulgação
                                                   Foto: Divulgação

Como essas reservas, em sua maioria, são armazenadas na folhagem velha das plantas, quanto mais enfolhados estiverem os cafeeiros, ou mesmo um ramo isolado dentro da planta, menor vai ser a queda e maior vai ser o pegamento da florada e dos frutos.

A queda de frutinhos acontece, com maior intensidade, no período do início de seu enchimento (granação), que vai de 80 - 100 dias pós-florada, coincidindo em dezembro/janeiro. Neste ano deve começar até um pouco mais cedo, devido à floração antecipada em algumas regiões.

O cafeeiro possui, em condições normais, floradas desiguais, normalmente 2 - 3 floradas no período outubro/dezembro, motivadas pelo amadurecimento desuniforme das gemas florais seriadas. Em função dessa desigualdade, as observações em campo mostram que na época da queda de frutos ocorre maior perda daqueles que se encontram menores, correspondentes às últimas floradas. A
fisiologia do cafeeiro justifica esse comportamento pelo efeito dreno, com os frutos maiores, com pedúnculo e vasos também maiores, transportando mais facilmente as reservas para eles, em detrimento daqueles menores.

Foto: Divulgação
                                                  Foto: Divulgação

Quando avaliada a queda em cafeeiros com floradas mais e menos uniformes, os
resultados mostram que ocorre, de fato, uma maior queda na condição de plantas/ramos com frutificação mais desuniforme, ou seja, num ano como o atual, onde a florada foi mais uniforme, a queda pode ser proporcionalmente inferior.

Sobre o efeito da desfolha, pesquisas mostram que a parcela de frutinhos caídos
correspondeu a 19% com plantas sem desfolha, passando para 40% de queda com 60% de desfolha e para 100% em relação à produção que ficou na planta, quando a desfolha foi de 90%.

Em condições normais, pode-se considerar que um pegamento de florada, assim entendido como a proporção de frutos na colheita em relação aos botões florais, é de 50-60%. A queda de frutos pode, ainda, ser devida a outras causas não naturais, como de ataques de pragas e doenças, efeitos mecânicos, etc. Destaca-se que, em cafeeiros conillon, o ataque da broca em frutos ainda jovens provoca grande queda de frutos.

Finalmente, vamos tratar da vilã da história, a desfolha e suas causas, sendo as principais de 4 naturezas :

1. Desgaste da folhagem, com deficiências, devido à produção alta, pelo carreamento de suas reservas para os frutos, na safra anterior.
2. Ataque de pragas e doenças, provocando lesões e aumento de etileno.
3. Desfolha mecânica, na fase de colheita, ou por ventos fortes ou por queimaduras por pulverizações (sais, herbicidas, etc.)
4. Ocorrência de condições climáticas adversas como: estiagem, ventos frios, desequilíbrio em temperaturas, granizo, etc

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures