ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quatro novas cultivares já estão disponíveis para plantio

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 24/09/2014

3 MIN DE LEITURA

7
0
Por José Braz Matiello, Saulo R. de Almeida, M.B. da Silva e Iran B. Ferreira, engenheiros agrônomos do Mapa e Fundação Procafé e C.H. S. Carvalho, pesquisador da Embrapa-café

Novas cultivares de café arábica já estão disponíveis, para plantio pelos cafeicultores, depois do seu registro, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), feito recentemente, em junho de 2014, pela Fundação Procafé.

São 4 cultivares denominadas Guará, Beija Flor, Asabranca e Siriema AS 1, materiais genéticos que reúnem boas característica vegetativas e produtivas. São todos com plantas de porte baixo, possuem boa produtividade e vigor, também todos com resistência à ferrugem e, no caso da Siriema, também resistência ao bicho mineiro.

As cultivares Guará e Beija Flor são oriundas de seleções dentro do material de Catucai Vermelho, híbrido natural entre o Icatu e o Catuai, que apareceu em S.J.V. Rio Preto (RJ), em 1984 e 1985. Depois disso, foi selecionado, em gerações sucessivas, na Fazenda Experimental de Varginha e em campos em diversas regiões cafeeiras. Guará descende da cv 20-15-476 e Beija Flor da cv 36-6-365.

A cultivar Beija Flor - se mostra com alto vigor e boa tolerância também a períodos de stress hídrico. Apresenta bons níveis de produtividade e maior resistência à ferrugem, sendo, em relação às demais, com maturação mais precoce dos frutos, de cor vermelha.

A cultivar Guará - depois de várias seleções feitas na região de Cerrado, tem se mostrado muito produtiva, com boa tolerância à ferrugem e alto vigor, evidenciando, ainda, em trabalhos iniciais, maior tolerância à Pseudomonas. As plantas apresentam porte baixo, porém com maior altura em relação ao Catuai, os frutos são vermelhos, de bom tamanho e de maturação média e mais uniforme.

A cultivar Asabranca é oriunda do material de Acauã, resultado do cruzamento, feito na década de 1980, no ex-IBC de Londrina (PR), entre o Sarchimor 1668 e o Mundo Novo. As seleções em seguida foram feitas nas Fazendas Experimentais de Caratinga e Varginha, e, mais recentemente, o material foi selecionado no Cerrado Mineiro, em Coromandel, onde foram destacadas as cvs 65 e 66, que apresentam alta produtividade e maior uniformidade de maturação. O nome Asa branca vem de um pássaro, como o Acauã, também do sertão, se deve ao material que tem apresentado boa tolerância à seca. A resistência à ferrugem chega, até o momento, ao nível de imunidade, a tolerância ao nematoide M. exígua é boa, os frutos são de cor vermelho escura, quase vinho e de maturação tardia.

A cultivar Siriema AS 1, é oriunda do material de Siriema, cruzamento entre C. arabica (M. Novo), com C. racemosa, com seleção em seguida e retro cruzamento com catimor, realizado na década de 1980, na Fazenda Experimental de Caratinga, seguindo-se seleções em Varginha. Mais recentemente, nos Campos de Coromandel e Varjão de Minas, no Cerrado Mineiro, região muito atacada pelo bicho-mineiro. A cultivar tem porte baixo e menor diâmetro de copa, o que facilita para plantios mais adensados, o que compensa sua menor produtividade por planta. Sua grande vantagem é a resistência múltipla, aos dois principais problemas fitossanitários do cafeeiro - a ferrugem e o bicho mineiro. Ela se apresenta com alto nível de resistência mesmo quando reproduzida por sementes, o que tem sido difícil em outras seleções do Siriema, as quais vem sendo reproduzidas por clonagem. A outra vantagem é sua alta precocidade de maturação, o que dá para combinar bem em programas de colheita, especialmente em regiões muito frias. Os frutos são de cor amarela e apresentam grãos dentro da normalidade quanto a chochos, chatos e conchas.

Maiores informações sobre as características das cultivares e sobre a disponibilidade de sementes podem ser obtidas através do e-mail contato@fundacaoprocafe.com.br.

Cafeeiros da Cultivar Asabranca, na 1ª safra, em Coromandel, Cerrado Mineiro
Cafeeiro da cultivar Siriema AS 1

Detalhe da maturação uniforme e do palmetamento de ramos na cultivar Asabranca

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MOUZER MESSIAS SANTOS

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/09/2014

Parabéns mesmo! A cultivar Siriema, já era aguardada, mas tinha um debate que não era possível a resistência ao bicho-mineiro pela propagação de sementes, e que era obtida só com clonagem. Agora, com a com a AS 1 é possível com a propagação por sementes. Muito bom!



A equipe PROCAFÉ, minhas saudações...!
HULLY ALVES

PASSOS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 27/09/2014

Parabéns para toda a equipe Procafé!

E que as novas cultivares tragam sucesso a nossas novas lavouras!
FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/09/2014

Parabéns Doutores José Braz Matiello, Saulo R. de Almeida, M.B. da Silva e Iran B. Ferreira, engenheiros agrônomos do Mapa e Fundação Procafé e C.H. S. Carvalho, pesquisador da Embrapa-café.

Em particular,  agradeço ao Prof José Braz Matiello, pela palestra feita aqui em capelinha MG hoje.
FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/09/2014

Muito bem vinda as novas variedades.

Muito obrigado Prof. José Braz Matiello pela sua palestra aqui hoje em Capelinha.





Agora; Agricultura sem água é impossível, vejamos:



Sem chuva, cota atual do Cantareira se esgotará em 52 dias, diz secretário.



A principal nascente do Rio São Francisco está praticamente seca em São Roque de Minas.



A situação do reservatório de Três Marias, na região Central, que atingiu o menor nível já registrado, com 9,6% de sua capacidade, é preocupante.



Pará de Minas vive Estado de calamidade pública por causa da falta de água.



Inúmeras cidade e Estados Brasileiro estão com grave ameça de falta de água.



O que nos resta?

Somente rezar é pouco.




JOSE DIVAL PASTOR RAMOS

IBICOARA - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/09/2014

Gostaria de saber se algum desses se adapta bem ao manejo orgânico.
PAULO CESAR SANTOS SCALLI.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/09/2014

Parabéns aos colegas com esta boa noticia para nos cafeicultores, nós da cafeicultura  estavamos precisando  de variedades novas, Parabésns ao Saulo Roque de Almeida, que ensinou me muita importantes vitórias sobre a cultura do cafe, e o grande José Brás que nunca abandonou a cafeicultura,

                                                          

Saudações a todos.

                                               Paulo Scalli.

                                               Agronomo
CARLOS EDUARDO REINIG FILHO

SÃO PAULO

EM 25/09/2014

Qual o rendimento na secagem? Qualidade da bebida?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures