ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Plantio mais profundo do cafeeiro pode ser vantajoso

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 12/08/2015

2 MIN DE LEITURA

10
0
Por José Braz Matiello, Saulo R. de Almeida, Mauricio Bento da Silva e Marcelo Jordão - engenheiros agrônomos da Fundação Procafé e Mapa; e L.F. Puccinelli- engenheiro agrônomo e consultor em cafeicultura

No passado era comum o plantio profundo do cafeeiro, em covas, onde até mesmo se plantava as próprias sementes de café. Na época visava-se uma maior umidade para a germinação das sementes e, em seguida, proteção da muda jovem, do sol, e, principalmente, se objetivava a proteção contra a geada, o que era conseguido com um complemento de cobertura da cova, um tipo de gaiola, formada por pequenos paus. Isso dava trabalho, pois, especialmente em terrenos arenosos, havia escorrimento de terra pra dentro da cova, o que levava à necessidade de limpeza, para evitar problemas de afogamento.

Atualmente, o plantio de café é indicado, sistematicamente, ao nível do solo, ou seja, um plantio superficial. No entanto, consultando vários trabalhos de pesquisa mais recentes, de 1980 a 1997, contidos nos anais do CBPC (Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras), pode-se ver que os plantios mais profundos, na faixa de 10-20 cm, dão origem a um melhor pegamento das mudas, a um maior crescimento das plantas e as produtividades superiores, especialmente nas primeiras safras.

Então, por que continuamos plantando café na superfície do solo? Talvez porque tenhamos receio do afogamento das mudas, ou, mais certo, porque o plantio em sulcos, preparado mecanicamente, não possui um sistema para deixar o sulco mais profundo.

O tema de profundidade de plantio volta, agora, com o propósito de melhorar o desempenho dos cafeeiros nos períodos de déficit hídrico, como ocorreu em 2014. Existem relatos de técnicos dando conta de que as lavouras plantadas mais profundas, com encanteiramento no pós-plantio, sentiram bem menos a estiagem. Isto, até certo ponto não é novidade, já que as pesquisas feitas anteriormente mostraram melhor comportamento dos cafeeiros quando plantados de 10-20 cm de profundidade, apresentando menor desfolha e menor estresse em períodos críticos. Além disso, nos ensaios foram obtidos ganhos de produtividade, na faixa de 20-30%, para os plantios mais profundos.

Resta, diante dessas evidencias, viabilizar uma maneira de plantar profundo com facilidade. No caso do plantio em sulco, o modo mais simples é passar a roda do trator sobre o sulco já preparado (adubado e cheio). Os cuidados são de usar tratores com pneus mais largos, passar com maior velocidade e em solo úmido, nem seco nem muito molhado. Assim o pneu deixa um trilho afundado, bem largo, onde a muda vai ser plantada, no centro.

Ao compactar um pouco a terra do sulco, a passagem do pneu favorece, ainda, a fixação da muda, para evitar tombamento. Além disso, o trilho afundado facilita, em seguida, a deposição da umidade junto às mudas, seja das chuvas, seja de molhações necessárias. Também, caso a passagem do pneu seja feita pouco antes do plantio, o próprio sinal, do meio do pneu, vai orientar o plantio bem alinhado.



Trilho feito passando o pneu largo do trator sobre o sulco de plantio, para compactar e aprofundar o local de colocação da muda – FVB, Bonito (BA)








Plantação na Fazenda V. Bela, com mudas plantadas a cerca de 15 cm de profundidade no fundo do trilho do pneu do trator e o técnico Vanderley da FVB, Bonito (BA)

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/10/2018

Pode sim plantar café após plantio de banana. Matiello
AUDINA ONOHARA

BILAC - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 29/10/2018

apos o plantio de banana maca pode plantar cafe
nao tem problema
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/10/2018

A melhor distancia entre pés de café na linha é de 0,5 m. Matiello
AUDINA ONOHARA

BILAC - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 22/10/2018

quanto cm um pe do outro diz que o certo e um e trinta cm outro diz um metro outros um e vinte

qual a melhor distancia.
JOSÉ OLÍMPIO DIAS DE FARIA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/08/2015

Muito bem, avança cafeicultura BR.
ELVISON

EM 17/08/2015

Gostaria de receber mais informações sobre este sistema de plantio.
FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/08/2015

Também vejo que é certo. Na década de 60 e 70, usávamos esse tipo de plantio mais profundo e com plantio direto na "cova" a sementes pre-germinadas.
FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/08/2015

Também vejo que é certo. Na década de 60 e 70 usávamos esse tipo de plantio mais profundo e com plantio direto na cona a sementes pre-germinadas.
BRUNO NASSER VILELA

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/08/2015

Já usei este método e deu certo.
MARCIO LUCIANO FERNADES

IRUPI - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/08/2015

Nas Montanhas do Espírito Santo este resultado foi alcançado com perfuradores de solo motorizados sem uso de tratores devido a topografia, deixando a muda mais profunda nas covas. Deu certo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures