ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novos sintomas do ácaro e leprose em ramos novos centrais do cafeeiro

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 09/09/2015

1 MIN DE LEITURA

3
0
As ocorrências de problemas novos, em lavouras de café, têm sido frequentes no campo. São sintomas ou sinais de anormalidades, que acontecem em diferentes partes das plantas e que chamam a atenção pela dificuldade de sua caracterização, em relação aquilo que já se conhece, da prática ou de citação na literatura.

Aqui, se relata um tipo novo de ataque em cafeeiros, do ácaro e da leprose, afetando os ramos novos das plantas.

A leprose é uma doença que tem se tornado importante nas regiões e anos mais secos e quentes, sendo causada por um vírus e transmitida pelo ácaro Brevipalpus phoenicis. Os sintomas normais, bem conhecidos, da infecção aparecem na folhagem, através de lesões translúcidas circulares ou acompanhando as nervuras, sendo o vírus pouco sistêmico, dependente de transmissão pelas picadas do ácaro.

Lesões ocorrem, ainda, nos frutos, sendo que neste caso aparecem marcas de cor de ferrugem e com aspecto deprimido e, nos frutos maduros descolorações na casca, de forma circular. Em alguns casos mais recentes, tem sido descritos sintomas diferenciados nos frutos, com lesões bem pequenas e em grande número em cada fruto. Estas também ficam de cor marrom e, ao se juntarem, chegam a tomar grande parte da superfície do fruto, acelerando a secagem da sua casca.

Nos ramos, a condição nova de ataque ocorre apenas na ramagem lateral, que sai internamente no cafeeiro, constituída, principalmente, de bifurações saídas dos ramos produtivos primários. As lesões nesses ramos são pouco visíveis, mas o sintoma final da infecção é a seca e morte de muitos ramos da planta. Nessa situação, pode ser que parte da morte seja devida não só à leprose em si, mas, ainda, à infecção. O problema ocorre em seguida, com fungos oportunistas secundários, como o Colletotrichum, favorecidos pelas machucaduras provocadas pelo próprio ácaro, ou pela lesão da leprose.

Os novos sintomas, agora observados, guardam relação com o ataque de leprose, pelo hábito dos ácaros transmissores se localizarem mais dentro das plantas. O efeito secundário dos fungos pode estar sendo facilitado pelo efeito primário por ácaros, com ou sem prévia contaminação pelo vírus da leprose.




Nas duas fotos, ramos terciários internos de cafeeiros mortos por efeito do ataque do ácaro ou da leprose, por efeito primário ou por ataque, em seguida, de fungos secundários - Guapé, Sul de Minas. 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GUSTAVO AVILA

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/03/2020

Produto POLO 0,8Lt/ha
1° Vantagens dele é que controla por contato, ingestão e Fumigação.
2° não precisa de dose alta de calda. pode trabalhar com 400Lt/ha.
3° tem um residual que pode chegar a 10 dias, dependendo da folhagem da planta.
JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 17/04/2017

Primeiro seria preciso saber qual tipo de ácaro está ocorrendo, se, efetivamente, o da leprose ou se o ácaro vermelho. Em seguida, verificar o que poderia estar causando o desequilíbrio, se uso de defensivos ou se a condição de stress hídrico, duas causas principais. Sabendo qual o ácaro, caso ocorra em focos, começar tratando quimicamente estas áreas mais atacadas e , se necessário, depois, as novas áreas afetadas. Para o ácaro da Leprose existem produtos registrados, assim como para o ácaro vermelho. Veja ai com um Agrônomo de sua região um receituário técnico. Pode sim aplicar agora, visto que na lavoura esqueletada não vai haver colheita, e, deste modo, não precisa observar período de carência. Matiello
MARIA ANGELA MIRANDA

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/04/2017

Minha lavoura esqueletada está apresentando ácaro, quero saber qual produto devo usar na pulverização e se posso faze-la agora. Grata.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures