ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mato alto facilita ataque de mancha aureolada em cafeeiros

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 31/05/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
As observações de campo efetuadas em fazenda na região Mogiana, em São Paulo, mostraram que, em área com condução de mato alto, em lavoura de café, o ataque da doença mancha aureolada sempre se apresenta mais grave. A mancha aureolada é causada pela bactéria Pseudomonas seryngae pv. Garcae, cuja infecção é favorecida por condições de temperaturas baixas e umidade alta, por isso sendo mais problemática em regiões de altitudes elevadas e em períodos com entrada de frentes frias, com chuvas finas e continuadas.

Foto: Divulgação

Na condução do mato em cafezais, tem havido, ultimamente, por uma corrente de técnicos, a indicação do uso de plantio e manutenção de braquiária no meio do cafezal, conservada alta, depois roçada. Essa prática, se não bem conduzida, pode representar perdas de produtividade nas lavouras. Quanto ao efeito de mato alto na incidência de doenças em cafezais, os primeiros autores já evidenciaram aumento no ataque de ferrugem em cafeeiros, pela ação da sombra das ervas, junto à saia das plantas de café.



Agora, as observações da influência do mato, como o cultivo de braquiária dentro do cafezal, sobre a maior incidência de Pseudomonas, deve estar relacionada a:
1) Manutenção de maior umidade, pelo mato, dentro da lavoura, com as gotas de água, de chuva ou de orvalho, se mantendo sobre as ervas e liberando umidade ao micro-ambiente, diferentemente do solo limpo, que absorve esta água;
2) Pela menor temperatura, no interior do cafezal, motivada pela interceptação e reflexão dos raios solares pela cobertura de ervas, altas ou roçadas, impedindo,
assim, a absorção do calor pelo solo limpo e sua irradiação noturna, para o ambiente.



Deste modo,o micro-clima no cafezal, mais úmido e frio, condiciona o maior ataque da mancha aureolada. Complementando as observações, na mesma Fazenda Mamonal, verificou-se que, em outras áreas, de cafezal adulto, nas quais vem sendo feitos tratamentos sistemáticos com pulverizações de fosfitos, tipo o Fitofos K-plus, com indução de resistência, tem havido significativa redução na incidência de Pseudomonas. 


ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures