ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Manejo da Irrigação do Cafeeiro com Tensiometria

POR ANDRÉ LUÍS TEIXEIRA FERNANDES

E NELSON SARMENTO ALVES DE SÁ

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 14/01/2013

6 MIN DE LEITURA

3
1
O tensiômetro (Figura 1) é uma ferramenta bastante prática e com precisão adequada para ser usada no manejo da irrigação do cafeeiro. O aparelho é constituído basicamente de uma cápsula porosa, conectada a um mecanismo de leitura através de um tubo de PVC, sendo seu interior preenchido com água. Quando instalado no solo, a água contida na cápsula tende a entrar em equilíbrio com a tensão da água no solo ao seu redor.

                                             
Figura 1 – Tensiômetro
 
Qualquer mudança no teor de água do solo e, consequentemente, em seu estado de energia, será transmitida à água no interior da cápsula, sendo indicada rapidamente pelo dispositivo de leitura. Desta forma, mede-se com que força o solo retém a água e, por conseguinte, o quanto de água está retido no solo.

O posicionamento dos tensiômetros deve ser feito com muito critério em relação ao gotejador e às plantas de café, de forma a representar a umidade do solo na média da faixa úmida formada pelo tubogotejador.

Caso estes sensores de umidade sejam posicionados muito próximos ou muito distantes em relação ao gotejador, as leituras induzirão a interpretação de excesso ou falta de umidade, respectivamente. O posicionamento ideal está representado na Figura 2.

               
Figura 2 – Posicionamento ideal para os tensiômetros na irrigação por gotejo em café.
 
Igualmente importante, a instalação deve ser realizada sob orientação de um profissional especializado e com ferramentas adequadas para garantir perfeito funcionamento do tensiômetro. O furo no solo deve ser feito com trado específico, em seguida umedecido com água e colocado o tensiômetro, pressionando levemente o solo ao redor do mesmo na superfície.

Para um manejo adequado da irrigação do cafeeiro, sugere-se instalar tensiômetros em três profundidades, 20, 40 e 60 cm. As três profundidades sugeridas compõem uma bateria e a quantidade por projeto a monitorar dependerá de situações com variáveis em planta, solo e microclima, ou seja, devem ser monitorados por baterias individuais setores com plantas em idades e espaçamentos diferentes, solos com texturas distintas e onde houver face do terreno mais ou menos exposta ao sol, como encosta e topo da área.

Como regra geral, temos adotado com sucesso a instalação de 5 baterias por tipo de solo homogêneo (mesmas características físico hídricas), ou seja, 15 tensiômetros (5 de 20 cm, 5 de 40 cm e 5 de 60 cm). As decisões são tomadas, portanto, sempre com médias de 5 leituras. Na Figura 3 consta uma bateria de tensiômetros, já instalada.
 
Figura 3 – Bateria georeferenciada de tensiômetros (3 profundidades) em café.
 
A medida é feita, geralmente, com tensímetros (Figura 4), quando se trata de tensiômetros de punção (os que mais temos utilizado na prática).
 

Figura 4 – Medida do tensiômetro com tensímetro digital
 
Como o próprio nome já diz, o tensiômetro mede a força com que o solo retém a água e quanto maior esta força, mais seco está o solo. O ideal é sempre associar as leituras dos tensiômetros com as características físico hídricas do solo, que podem ser obtidas em laboratório através da “curva de retenção de água do solo”. Cada solo tem uma curva característica.

Para fins de manejo de irrigação, tem-se usado os seguintes valores de referência em lavouras de café irrigadas por gotejamento. Estes valores podem diminuir caso o solo tenda para arenoso ou aumentar quanto tenda para argiloso:

0 -8 kPa: O solo está saturado ou muito próximo à saturação. Quando as irrigações atingem esse nível de umidade no solo, houve um gasto excessivo de água e há lixiviação do solo;
10 kPa: Para a maioria dos solos, é tido como a capacidade de campo, ou seja, o teor ideal de umidade no solo onde há água facilmente disponível às plantas e a aeração não é prejudicada;
25-30 kPa: Em cafeeiros irrigados por gotejamento, este é o momento de irrigar.
30 kPa: A partir deste valor a planta começa a ter dificuldades de absorver água do solo e pode ter seu desenvolvimento vegetativo e reprodutivo afetados.

É importante lembrar que o valor obtido nas leituras de tensiômetros estão acrescidas do peso da coluna de água presente no interior do tensiômetro e, por isso, deve ser descontado de suas leituras para se obter o potencial matricial, medida da força com que o solo retêm a água e, indiretamente, indica o teor de umidade.

Com o uso do tensiômetro, é possível observar o perfil de caminhamento de água no solo a cada irrigação ou chuva além de descrever o comportamento da umidade do solo em relação a estes eventos ao longo do tempo, como se observa na Figura 5.
 
Figura 5 – Gráfico demonstrativo das leituras de tensiômetros em lavoura de café.
 
No exemplo da Figura 5, observa-se que o solo estava inicialmente seco e, com as irrigações, a umidade foi sendo mantida, principalmente de 0 a 40 cm de profundidade, dentro dos limites ideais. No entanto, o aumento nas leituras do tensiômetro de 60 cm indica o acúmulo de certo déficit na irrigação, podendo estas terem sido com lâminas um pouco maiores neste período.

Além de permitir um manejo adequado da irrigação, a tensiometria também pode ser utilizada para a sincronização da florada do cafeeiro com estresse hídrico controlado, no que se chama de “irrigação com sublâminas”. Nesta tecnologia, mantém-se o cafeeiro irrigado com ½ ou 1/3 da lâmina diária (dependendo da região), por um período de tempo a partir da colheita, sendo o controle da umidade do solo feito com as leituras dos tensiômetros.

Referências:

SANTINATO, R.; FERNANDES, A.L.T. Cultivo do cafeeiro irrigado por gotejamento. 2 ed., Uberaba: Autores, 378p., 2012.

SANTINATO, R.; FERNANDES, A.L.T.; FERNANDES, D.R. Irrigação na cultura do café. 2 ed., Belo Horizonte: O Lutador, 476p., 2008.

Saiba mais sobre nosso colunista:


André Luís Teixeira Fernandes é Doutor em Engenharia de Água e Solo, com concentração em Irrigação e Drenagem, pela Feagri / UNICAMP – Campinas. Mestre em Irrigação e Drenagem, com área de concentração em Uso Racional de Água e Energia Elétrica na Agricultura e Pecuária, pela ESALQ / USP – Piracicaba; Engenheiro Agrônomo, formado pela ESALQ / USP - Piracicaba; Atua como Professor e Pesquisador na Universidade de Uberaba há dez anos, ministrando aulas nos cursos de Gestão de Agronegócios e Engenharia Ambiental, na Graduação e nos cursos de Pós Graduação de Cafeicultura Irrigada e MBA em Gestão de Agronegócios, cursos de Especialização que coordena. É coordenador do Núcleo de Cafeicultura Irrigada da Embrapa Café e Bolsista do CNPq (Produtividade em Pesquisa). É autor de vários livros, dentre os quais se destacam: Irrigação na cultura do café (primeira e segunda edições), Cultivo do cafeeiro irrigado por gotejamento (primeira e segunda edições), Cultivo do cafeeiro irrigado sob pivô central em plantio circular, Irrigação por aspersão em malha, Utilização da aspersão em malha na cafeicultura familiar, dentre outros. É diretor do curso de Engenharia Ambiental da Uniube. É consultor em cafeicultura irrigada em vários estados do Brasil.

Esta matéria é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua réplica sem autorização do portal e do autor.

ANDRÉ LUÍS TEIXEIRA FERNANDES

Engenheiro Agrônomo, formado na ESALQ/USP, onde cursou também o Mestrado em Irrigação e Drenagem, Doutorado na Feagri/Unicamp, é Pró Reitor e pesquisador da Uniube, autor de vários livros e artigos sobre irrigação, consultor em várias regiões.

NELSON SARMENTO ALVES DE SÁ

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBREDO JORGE DA SILVA

EM 15/10/2017

Vocês não têm uma cartilha que possa nos ensinar a ler este esquema acima?
ALESSANDRO GUIEIRO

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/05/2015

Parabéns professor Andre, sempre com ótimas matérias.

No caso do sistema com gotejo enterrado, o critério é o mesmo?

Forte abraço
IGOR CASAS ROCHA

NINHEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/02/2013

Olá André,ótima matéria sobre tensiometria,gostaria de saber mais sobre tensiometro georeferenciado e qual o melhor modelo hoje para o campo.

Acho que mesmo com estação ainda precisamos dos tensiometros



Um forte abraço



Igor Casas

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures