FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Mancha aureolada em cafeeiros ataca mais plantas deficientes

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 23/02/2017

8
0
Por José Braz Matiello – engenheiro agrônomo da Fundação Procafé e J.R. Dias e Lucas Franco – engenheiros agrônomos da Fazenda Sertãozinho

Observações em campo, feitas nos dois últimos anos, mostram que plantas fracas, com deficiências nutricionais, sempre são mais atacadas pela doença da mancha aureolada.

Foto: Procafé Foto: Procafé
Lesões típicas de Pseudomonas (mancha aureolada) nas folhas de cafeeiros (esquerda) e ramos atacados e mortos pelo ataque severo da doença (direita).

A mancha aureolada é uma doença causada pelo ataque da bactéria Pseudomonas seryngae pv garcae, que causa sintomas sobre as folhas, rosetas, frutos novos, ramos laterais e, ainda, ramos do ponteiro das plantas. Atacando tanto mudas no viveiro, como plantas novas no campo e também cafeeiros adultos.

Nas folhas, a bactéria causa manchas de coloração pardo-escura, de 5 a 20 mm de diâmetro, com necrose no centro. Pela ação do vento, muitas lesões ficam furadas. Em volta das manchas forma-se um halo amarelado, podendo-se observar um fio translúcido em volta das lesões, ao olhar-se as folhas mais novas contra a luz, sendo essa a principal característica que distingue a doença de outras que causam lesões parecidas.

Foto: Procafé
Na foto pode-se ver uma planta fraca (direita), com sintomas de deficiência de P, provavelmente por raízes ruins, atacada por Pseudomonas, ao lado de outra (esquerda) sem deficiência e sem nenhum ataque. Botelhos (MG), fevereiro de 2017.

Nos ramos as lesões são escuras, se diferenciando do ataque de Phoma por atingirem partes lenhosas dos ramos, e a partir do estrangulamento ocorre a seca de grande extensão do ramo atacado, até quase todo ele. Em certas condições, talvez pela variedade, talvez pelo clima, ou outra razão, pode ocorrer ataque em plantas só em folhas ou só em ramos, neste caso mesmo sem a presença de sintomas foliares.

A doença tem sido associada a condições de clima mais frio e úmido e a locais onde bate muito vento. Também se diz que o excesso de adubação nitrogenada favorece a doença, talvez por tornar o tecido mais tenro.

No aspecto nutricional tem sido observado agora que em uma mesma plantação em área de exposição semelhante, plantas individuais e/ou reboleiras de plantas, que apresentam fraqueza, com deficiência nutricional, sintomas de carência de fósforo real ou induzida por sistema radicular deficiente, são mais atacadas pela mancha aureolada.

Na literatura existem citações de influência do fósforo na redução de doenças fungicas, pela sua ação como elemento que acelera a maturação dos tecidos e que ainda reduz a exudação de aminoácidos. No cafeeiro, pesquisa mostra que o fósforo reduz incidência de cercosporiose.

A constatação de que a nutrição dos cafeeiros pode influenciar, significativamente, no ataque de Pseudomonas enseja nova visão do controle da doença, agora combinando a correção das deficiências com as aplicações foliares de bactericidas. 

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 02/03/2017

pode enviar para jb.matiello@gmail.com. Matiello
BRAULIO HARGREAVES CARVALHO

ATIBAIA - SÃO PAULO - INSUMOS PARA INDÚSTRIA, DISTRIBUIÇÃO E VAREJO

EM 02/03/2017

Boa tarde Jose Braz Matieelo, pra qual email podemos enviar a apresentação do nosso produto para controle de doenças no café?

Sou sócio do André Teixeira e já vendemos esse produto para várias fazendas no sul de MG com excelentes resultados tanto na lavoura como no terreiro.
JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 01/03/2017

Sobre o produto do Senhor André Hernandes Teixeira, daqui perto, de Tres Rios, pode nos enviar sim, o prospecto e, depois amostra dele que testaremos. Matiello
ANDRE HERNANDES TEIXEIRA

TRÊS RIOS - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/02/2017

Eu tenho um produto que combate às que já tem e não  deixa dar nas que ainda não tem a doença,  posso ir aí levar o produto ou te mandar um estudo feito que vai te esclarecer o que se trata , é  revolucionário para todo o ciclo do café, posso te enviar por e-mail caso queira
ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 27/02/2017

Caro Sérgio!

A palavra chave é equilíbrio nutricional. Muitas vezes isso é feito até com restrição de alguns nutrientes. O uso de matéria orgânica é uma alternativa muito importante na construção desse equilíbrio, pois propicia melhorias das características do solo e fornece nutrientes diversos que serão liberados lentamente.
JOSE CARLOS ANDRIGO

IBIRÁ - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 26/02/2017

ALICE TAURINHO

EM 26/02/2017

Superfosfato Simples com Dithane. Produtos cúpricos também são indicados como prevenção.
SERGIO CASTEJON

MONTE SANTO DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/02/2017

E como tratar? Além q melhorar a adubação.