ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leprose diferenciada em cafeeiros na região Norte de Minas

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 04/09/2019

1 MIN DE LEITURA

0
1

A leprose é uma doença de cafeeiros provocada pelo vírus da mancha anular, que pode incidir em folhas, ramos e frutos da planta. Ela tem distribuição bem ampla, porém sua maior gravidade tem acontecido em regiões mais quentes e secas, como no Triângulo Mineiro. A enfermidade é transmitida pelo ácaro da leprose ou ácaro plano, Brevipalpus phoenicis. Nos citrus, o vírus é conhecido por Citrus leprosis vírus (CiLV), transmitido pelo mesmo ácaro.

Em lavouras de café no Norte de Minas, em Pirapora e Bocaiuva, a doença tem apresentado condições de ocorrência e sintomatologia diferenciadas. Nas condições distintas, se destaca a área da planta afetada. Na leprose normal, as folhas internas da planta são as mais atacadas. Ainda, na condição normal, a parte mais atacada dos cafeeiros é o lado voltado para o sol da tarde, face mais quente das plantas. Na situação do Norte de Minas, o ataque é maior nas folhas externas e atinge os últimos pares de folhas. O lado com maior ataque se inverte, com maior infecção do lado da linha de cafeeiros que é voltado para o sol da manhã, ou seja, na face mais sombreada e fria da planta.

Diferença marcante é observada também quanto ao tipo de sintomas. Na leprose normal, as lesões se desenvolvem na forma de círculos translúcidos e tem tamanho maior. Na condição de ocorrência no Norte de Minas, as lesões são pequenas e aparecem como pontos amarelados, sem círculos característicos. Nessa condição nova, observa-se bastante desfolha pela doença.

O diferencial observado na ocorrência da leprose nas lavouras de café no Norte de Minas pode ser devido à presença de outra estirpe do vírus, o que é comum em doenças viróticas, e também a um hábito diverso do ácaro transmissor, o que deve ser objeto de estudos posteriores. Ressalta-se que a variedade plantada em maior escala nas duas regiões é a mesma, a catuaí.


Aspecto de sintomas diferenciados da leprose em folhas de cafeeiros (catuaí) em Bocaiuva, Norte de Minas Gerais. Lesões pequenas na parte externa da ramagem e do lado do sol da manhã.


Pode-se ver, em cafeeiros em Bocaiuva, algumas lesões da leprose nas folhas, mas o principal a se observar é a intensa queda de folhas decorrente desse ataque.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures