FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Floração e frutificação mais uniforme em cultivar de cafeeiros sabiá

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 22/03/2016

1
0
Por José Braz Matiello e Saulo R. Almeida – engenheiros agrônomos da Fundação Procafé e C.A. Khroling e J. Stockl – consultor e produtor em Marechal Floriano

A floração e, consequentemente, a maturação mais uniforme dos frutos de cafeeiros é uma característica desejável, pois facilita a colheita e viabiliza a qualidade do café.

A abertura das flores em plantas de café ocorre depois que os botões estiverem bem desenvolvidos. Em seguida, sua dormência é quebrada por um diferencial hídrico, como chuvas ou irrigações após um período de estresse.

A maturação dos botões, de modo uniforme, e sua facilidade de abertura em flores são os responsáveis pelo condicionamento da floração e frutificação também mais uniformes. Esta é uma característica que depende das condições de clima e ainda tem influência genética.

Tem sido observado que a cultivar sabiá 398 apresenta a capacidade de floração com facilidade, dependendo pouco do diferencial hídrico. Essa característica foi verificada em ensaio em Pirapora (MG), uma região quente (média anual de 24,3ºC), onde a promoção de um diferencial hídrico, mais cedo, é essencial para uma boa florada dos cafeeiros. Nessa região, a cultivar sabiá 398 sempre floresceu facilmente e apresentou alta produtividade.

Frutificação uniforme e abundante em cafeeiro da cultivar sabiá 398
Frutificação uniforme e abundante em cafeeiro da cultivar sabiá 398, no campo de ensaio, em Mal Floriano-ES, fevereiro de 2016.

Recentemente, na safra de 2015/2016, a boa uniformidade da floração/frutificação da cultivar sabiá foi observada também em região onde ocorre inverno úmido e por isso, naturalmente, acontecem diversas floradas. Na região de Marechal Floriano (ES), em campo de variedades, verificou-se que somente cafeeiros da cultivar sabiá apresentavam frutificação uniforme, enquanto as demais mostravam frutificação bastante desigualada, resultado de 3-4 floradas.

Deste modo, sendo a cultivar sabiá 398 uma das mais produtivas e sendo tolerante à ferrugem, vemos sua adequação para cultivo em regiões mais quentes ou muito frias/úmidas. Como ela chega a produzir de 15 a 20% mais do que o padrão catuai e, ainda, pela sua frutificação igualada, ela exige maiores cuidados nutricionais.

Na mesma área, do campo de ensaio, a floração/frutificação desuniforme em outra variedade normal
Na mesma área, do campo de ensaio, a floração/frutificação desuniforme em outra variedade normal.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DARWIN PARRAGA

ESTUDANTE

EM 27/03/2016

Muy bueno