ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Feijão no pós-plantio de café favorece a proteção dos cafeeiros jovens

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 31/08/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
O cultivo do feijoeiro em áreas de plantio de café pode favorecer a proteção dos cafeeiros jovens, cumprindo objetivos novos, diferentes daqueles onde é feito o uso normal do plantio de feijão, intercalar em cafezais.

Foto: Divulgação
                                                      Foto: Divulgação

A cultura de feijão é normalmente realizada em áreas em fase de formação de lavouras de café, visando ocupar espaços livres, na forma do que se conhece como cultivo intercalar, objetivando gerar renda adicional, com a produção desse tipo de grão, enquanto vai sendo formado o cafezal. Tem, ainda, a finalidade de atender ao consumo dos trabalhadores das próprias fazendas.

Como plantio ou cultura intercalar, o feijão apresenta muitas características vantajosas, como – a condição de ser planta leguminosa, ser de ciclo curto e ter bom mercado e consumo para o produto. O novo uso para o feijoeiro foi desenvolvido, recentemente, em áreas de plantio de café na Chapada Diamantina (BA). Essa região apresenta condições de clima com ventos frios e com poucas chuvas.

Nesta situação ambiental, era preciso contar com uma proteção no pós-plantio do cafeeiro, visando fornecer sombra temporária e barreira contra os ventos para as mudas de café recém-plantadas no campo. Assim, o feijão, com nova finalidade, foi plantado junto às linhas de cafeeiros, não no meio das ruas, conforme o usual.

Foto: Divulgação
                                                  Foto: Divulgação

Como resultado desse plantio do feijão foi observado que a proximidade entre plantas (feijão/café) ofereceu, de fato, boa proteção aos cafeeiros jovens, no pós-plantio, na forma esperada. A sombra parcial proporcionada resultou em bom pegamento das mudas no campo, evitando, ainda, o entortamento das plantas e dilaceração da folhagem dos cafeeiros, pelo vento.

Verificou-se, ainda, que a melhor condição do plantio se deu com o semeio do feijão na linha, porém, cerca de 20-30 cm ao lado das plantas de café, assim não exatamente no meio da linha. Isto por que quando as plantas de feijão ficam diretamente sobre as mudas de café, elas promovem excesso de sombra, condição em que as plantas novas de café ficam com folhas muito tenras.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures