ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Deficiência de fósforo em cafeeiros jovens

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 15/08/2014

2 MIN DE LEITURA

4
0
Na presente nota técnica objetiva-se relatar e caracterizar problemas em cafeeiros jovens, ligados à falta de fósforo no sulco/cova de plantio. A deficiência de fósforo aparece cedo, na fase de formação da lavoura, nos 2 primeiros anos de campo. Ela pode ser observada em plantas salteadas ou um conjunto de plantas na linha, as quais apresentam folhas de coloração verde claro a amarelado, e com o ápice da folha necrosado. Também, ocorrem nas folhas muitas lesões da Cercospora negra. As plantas com problemas tem menor crescimento e apresentam aspecto de fraqueza ou stress nutricional.

O problema de falta de P tem origem em problemas na distribuição ou mistura irregular do adubo fosfatado aplicado no sulco/cova de plantio. Aquelas plantas que ficam sem adubo disponível por falha na adubadeira do sulco, apresentam os sintomas de fraqueza relatados. Situação comum é o desligamento da adubadeira antes de terminar a linha, ou se prolonga o plantio alem da área do sulco onde o adubo fosfatado foi distribuído.

Ao examinar o sistema radicular das plantas deficientes, verifica-se que ele se apresenta pouco desenvolvido, com as raízes primárias sem problemas, porém, com poucas raízes finas.

Na Fda Experimental do Convenio Fundação Procafé e a Fundação do Café da Alta Mogiana, em Franca-SP, foram verificados, agora em maio/14, plantas com 1,5 ano de idade, de cafeeiros Mundo Novo, mostrando sintomas típicos de deficiência de fósforo, conforme relatados anteriormente. O plantio desse talhão foi feito depois da abertura de sulco e distribuição do adubo fosfatado com adubadeira mecanizada e mistura com subsolador.

Para analisar e correlacionar o problema com a carência de P tomou-se amostra de solo, na profundidade de 0-40 cm, tomada entre plantas, bem no meio de onde foi feito o sulco. Foram tomadas amostras de duas condições, onde as plantas apresentavam problema e onde tinham seu desenvolvimento normal. As amostras foram tomadas em 6 locais em cada condição. Elas foram analisadas quimicamente e foram obtidos os resultados, cujas médias estão colocadas no quadro 1.

Quadro 1- Níveis de P no solo , em amostras de 0-40 cm,em condições de plantas com e sem sintomas de amarelecimento. FEF, Franca-SP, 2014

Condição das plantas Níveis de P(Melich) no solo, 0-40cm
em ppm, média de 6 amostras cada
1- Com problemas
11,6
2- Sem problemas
69,5
 

Pode-se verificar, pelo quadro 1, que os níveis de P no solo, junto às plantas com problemas, se encontram deficientes, enquanto aqueles correspondentes à condição normal das plantas se apresenta bastante superior, mais de 6 vezes maior.

Pode-se concluir que – a caracterização da deficiência de P em plantas jovens de café, por falta ou má distribuição de adubo fosfatado no sulco de plantio, pode ser feita visualmente, pelos sintomas de amarelecimento e seca do ápice das folhas. Sua comprovação pode ser obtida através de análise de solo, para quantificar o teor de P presente na área do antigo sulco de plantio.

 

 



Cafeeiros Mundo Novo, com 1,5 ano de idade, na frente 2 plantas com problema de desenvolvimento, por carência de P e no fundo, as demais, normais. Vistas de lado e de cima

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JESUS CELITON NASCIMENTO

BARROSO - MINAS GERAIS

EM 18/08/2014

EXCELENTE  ACHEI  QUE SERIA DO SOLO QUE E MUITO PEDREGOSO VOU MANDAR FAZER ANALISE  GRATO   
LUIZ ANTONIO CARVALHO

IBITIÚRA DE MINAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 18/08/2014

Parabéns Matiello. Concordo com Mouzer Messias Santos, porém tá faltando o pequeno produtor de café acreditar e abraçar as inovações que estão sendo ofertadas.
OTACIANO SANTOS

EM 18/08/2014

parabéns na minha associação estar ocorrendo isso. gostei.
MOUZER MESSIAS SANTOS

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/08/2014

Parabéns Matiello ! Sempre trazendo importantes artigos para nos enriquecer. Que Deus te abençoe !

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures