ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Deficiência de boro em mudas de café por efeito de pH alto no substrato

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 01/10/2015

2 MIN DE LEITURA

3
0
Por José Braz Matiello, S.R. Almeida e Ana C. R. Paiva – engenheiros agrônomos da Fundação Procafé e J. Renato Dias e Lucas Franco – engenheiros agrônomos das Fdas Sertãozinho

O boro é um micro-nutriente importante, pois influi no crescimento do cafeeiro, participando da divisão celular, do crescimento das células e da parede celular. Os sintomas de carência se apresentam nas folhas novas, que aparecem afiladas, pequenas, com bordas arredondadas. Como a maioria dos demais micro-nutrientes (Mn, Fe, Cu e Zn), a disponibilidade de boro no solo é muito influenciada pelo pH, com menor disponibilização em pHs altos.

Na presente nota técnica objetiva-se relatar a ocorrência de forte deficiência de boro, em mudas de café formadas em substrato artificial, em sacolas de TNT, e sua correlação com a condição temporária de pH alto no substrato.

Em um viveiro de mudas de café, usando sacolinhas de TNT, desde o aparecimento do primeiro par de folhas definitivas constatou-se que as folhas apresentavam tamanho pequeno e forma afilada. Os internódios eram muito curtos. Esses sintomas são característicos da deficiência de boro, a qual raramente ocorre em mudas, nos substratos naturais, com terra, esterco e fertilizantes.

No caso das mudas formadas em substratos artificiais, eles têm por base a fibra de coco e casca de pinus, normalmente acrescidos de adubos NK de lenta liberação e mais uma dose significativa de termofosfato. Nesta condição, inicialmente o meio orgânico ainda não entrou em decomposição, portanto atua como inerte, não oferecendo efeito tampão de pH como ocorre no solo. Assim, a água, usada em boa quantidade na molhação das mudas, tendo pH próximo de 7, é que condiciona o pH alto no substrato. Essa condição de pH alto pode ser agravada pelo uso de dose significativa de termofosfato no substrato, o qual possui IB 50 e pH na faixa de 8 a 8,5. Com a decomposição do material orgânico lentamente a condição de pH tende a melhorar.

A análise da condição verificada no viveiro, correlacionando os sintomas típicos de deficiência de boro com a situação verificada de pH alto, indicava a necessidade de correção. Assim foi usada a estratégia de aplicação de uréia via solo combinada com uma pequena dose de ácido bórico, ambos via rega mais duas aplicações de ácido bórico em dois foliares a curto intervalo. Análises do substrato, feitas em seguida a este tratamento, mostraram a redução do pH para a faixa de 5,1 e o teor de B subiu para 2 ppm. Com isso, verificou-se que a folhagem das mudas voltou ao seu crescimento normal. A correção de acidez e suprimento de micro-nutrientes pode ser feita, ainda, pela aplicação de chorume de esterco ou ácidos humicos + fulvicos de formulações comerciais, como Gold Black, a razão de 1,5% em água, com rega das mudas.

Conclui-se, pelas observações efetuadas que - pode ocorrer deficiência importante de boro, causando redução do crescimento do caule e folhas das mudas de café, por efeito de condição de pH alto no substrato. A correção da deficiência de boro, nessa situação, pode ser feita combinando a elevação do pH no substrato mais uma aplicação de B via água de irrigação e complemento foliar, revertendo os sintomas nas mudas.


Mudas de café em substrato artificial, apresentado folhas pequenas, afiladas e entrenós curtos, por efeito de carência de B por pH alto no substrato.


Detalhe da muda de café

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HENRIQUE BROCHADO

SALVADOR - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/10/2015

Sergio Ceravolo



Você encontrará  as sacolas em TNT na fabrica Agrofior.

atendimento@agrofior.com

Henrique Brochado
SÉRGIO CERÁVOLO

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/10/2015

Caro Matiello, boa noite.



Onde encontro este tipo de sacolinha destacada na foto acima (Mão segurando)???



Obrigado Sérgio Cerávolo.  
RAIMUNDO ANTONIO DA S AMORIM

CONSELHEIRO LAFAIETE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/10/2015

Otimo a deficiencia  de boro e sinal de ph alto,vamos fazer o subtrato natural de compostagen idea fazer uma analise do bubtrato ,ainda que a quntidade na saquiho e pequena e a uma variaçao de comportamento da muda alimentar os nutrientes, assim que mudar para o campo a resposta e outra ai sim temos que aconpanhar esse crecimento.nao tem misterio a muda vai ser sucesso, nao esqueça leite materno e o melhor remedio contra a doenças criança as mudinhas sao recen nacidas precia de alimentos naturais subtrato organicos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures