ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cultivar arara encontra-se em pleno estágio de cereja com seus frutos amarelos

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 13/07/2016

3 MIN DE LEITURA

3
0
Por J. B. Matiello, S.R. Almeida e Iran B. Ferreira – engenheiros agrônomos da Fundação Procafé e J. R. Dias e Lucas Franco engenheiros agrônomos da Fazenda Sertãozinho.

Nessa época em que, por efeito das últimas chuvas, existe pouco café cereja, para o preparo do CD, surgem as lavouras da cultivar arara, de forma salvadora, com sua maturação normal.

A frutificação dos cafeeiros arara, agora, no início de julho, encontra-se em pleno estágio de cereja, tendo frutos de coloração amarela, que contrasta com o verde da vegetação vigorosa das plantas.

Então, é ocasião para se destacar a importância de contar com variedades de café com diferentes tipos de maturação, na composição dos cafezais de uma propriedade. A arara tem a característica de maturação bem tardia, podendo ser colhida no final.

Mas não é só isso. A cultivar arara tem sido, nos campos de competição, em praticamente todas as principais regiões cafeeiras estudadas, a mais produtiva (ver quadro 1). Os seus frutos são grandes e a bebida é muito boa. Ela é, até o momento, imune à ferrugem e tem tolerância à pseudômonas, assim com economia no controle dessas doenças.

A observação em lotes de cultivar arara, de lavouras mais antigas, nas plantas da geração original e sua descendência, atualmente na faixa de 15 a 25 anos de idade, mostram a manutenção do elevado vigor das plantas. Sua ramificação secundária é abundante e os ramos são mais grossos, produzindo frutos mesmo em parte dos ramos que produziram em anos anteriores.

Como a ramagem é muito vigorosa, com o tempo recomenda-se manejar as plantas com esqueletamento, para desenbatumar o cafeeiro.

Pelo conjunto das suas boas características, a arara pode ser utilizada, com vantagens, na composição de parte das variedades plantadas nas fazendas. Os bons resultados obtidos nos ensaios e campos de observação e a sua resposta positiva nas lavouras comerciais, já com várias safras, tem levado à grande procura por sementes dessa cultivar, na Fundação Procafé.

Assim, em situação semelhante à das araras, que voam bem alto, a nova cultivar de café pode, também, ser colocada no topo, entre as indicadas para a necessária renovação de nossos cafezais.

Quadro 1- Comparativo de produtividade, números absolutos e colocação nos ensaios, em cafeeiros da cultivar arara, em relação ao padrão catuaí, em diferentes localidades/ensaios.
Quadro 1- Comparativo de produtividade, números absolutos e colocação nos ensaios, em cafeeiros da cultivar arara


Cafeeiros da cultivar arara, na 1ª safra, com 2 anos de campo, com frutos maduros, em início de julho de 2016 – em Botelhos (MG)

Cafeeiros da cultivar arara, na 1ª safra, com 2 anos de campo, com frutos maduros, em início de julho de 2016 – em Botelhos (MG)

Cafeeiros da cultivar arara, na 1ª safra, com 2 anos de campo, com frutos maduros, em início de julho de 2016 – em Botelhos (MG)


Alta produtividade e vigor em cafeeiros arara, na 2ª safra, em Elói Mendes (MG) / Foto: Procafé

Alta produtividade e vigor em cafeeiros arara, na 2ª safra, em Elói Mendes (MG)


Mostra da manutenção do vigor e alta produtividade em lote comercial de cafeeiros da cultivar arara, com 15 anos de idade, em Elói Mendes (MG) / Foto: Procafé
Mostra da manutenção do vigor e alta produtividade em lote comercial de cafeeiros da cultivar arara, com 15 anos de idade, em Elói Mendes (MG) 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DOUGLAS QUINTINO DA SILVA

IBITIRAMA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/06/2017

Para qual altitude está variedade é recomendada???
CLEBER MACIEL TUTIDA

LONDRINA - PARANÁ

EM 15/07/2016

Matielo, você teria algum dado do comportamento desta cultivar na região do cerrado mineiro, ou especificamente em Monte Carmelo-MG?



Obrigado pela atenção.
JOSÉ ASTÉRIO CARRERA

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/07/2016

Achei ótimo esse trabalho da Procafé, já consegui semente do café Arara e estou fazendo

30.000 mudas na fazenda que dou assistencia no municipio de Leme SP.

È muito importante um café com essa vegetação maravilhosa, produção e bebida ótima,e

ainda resistente as ferrugens existentes.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures