ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como controlar o mato em cafezais jovens

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 20/01/2016

2 MIN DE LEITURA

4
5
Por José Braz Matiello – engenheiro agrônomo da Fundação Procafé e J. Renato Dias e Lucas Franco - engenheiros agrônomos das Fazendas Sertãozinho

Nos dois primeiros anos da lavoura de café, em sua fase de formação, a concorrência das ervas daninhas se mostra mais prejudicial, pois os cafeeiros são pequenos, suas raízes são ainda restritas e o mato cresce junto às plantas, sendo ali favorecido pelo adubo, e muitas vezes, pela própria molhação ou irrigação localizadas.

Assim, o mato compete com o cafeeiro, em nutrientes e água e, também pode absorver inseticidas-fungicidas de solo aplicados. Além disso, o mato acaba abafando as plantas jovens de café, tornando-as pernaltas. Cafeeiros novos, crescendo no mato, se tornam plantas amareladas, esguias e fracas, ficando mais susceptíveis à cercosporiose e ao bicho-mineiro. Por isso, o café novo deve ser mantido mais no limpo.

Uma faixa larga, junto à linha dos cafeeiros, deve ser mantida limpa, trilhada. Essa trilha pode ser feita por capina manual, que se mostra desvantajosa por gastar muita mão de obra e ainda pode causar danos ao tronco das plantas. Nesse caso, pode-se auxiliar com trincha ou carpideira descentralizadas, mecanizadas.

Uma boa opção é a limpeza da linha com herbicidas mais seletivos aos cafeeiros. Eles podem ser de pós ou de pré-emergência, em certos casos (em pós inicial) podendo ser associados. Em pós-emergência, para ervas de folhas estreitas, temos o Select e similares, o Verdict, o Poast e o Fusilade – estes não causando quaisquer danos aos cafeeiros. Para folhas largas, podem ser associados produtos à base de Clorimuron, que causam pequenos danos, logo reversíveis. Uma boa combinação usada tem sido o Select ou Verdict a 400-500 ml mais o Clorimuron a 150-200 ml por ha. Em caso de mato muito alto deve-se aumentar a dose do Select e do Verdict, em todos os casos devendo-se agregar 0,5% de óleo. Em pré-emergência, o produto mais indicado é o Goal, a 3-4 l por ha, que deve ser usado com jato dirigido, evitando atingir a mudinha nova ou o topo das plantas, pois causa, temporariamente, amarelecimento e paralisação do seu crescimento. Com as plantas já mais crescidas pode-se, já, iniciar o uso de herbicidas tradicionais, como o Glifosato e outros, com aplicação bem protegida (lençóis laterais, chapéu de Napoleão, carrinho ou manta) e de preferência com bico-espuma.

Na rua, principalmente nos plantios em renque mecanizado, o mato pode ser deixado, porém mantido sempre baixo, por roçadas, para evitar abafamento. Ultimamente tem sido mais recomendável usar herbicidas de pós-emergência nas ruas, formando camada de mato morto, auxiliando no controle à erosão. Esse procedimento considera os resultados de pesquisas, que evidenciam ganhos, de crescimento e produtividade, com a limpeza total (linha e rua).

No uso de roçadeiras tratorizadas, deve-se cuidar com a proteção lateral e traseira do equipamento, pois ao arremessar resíduos, do mato e outros do terreno, acabam-se danificando mudas novas no campo.

Foto: Procafé
Muda danificada por resíduos lançados por roçadeira tratorizada.

Foto: Procafé
Mesmo com a linha limpa a braquiária da rua acaba abafando a mudinha

Foto: Procafé
Controle na linha com mistura de herbicidas pós-emergentes, de Select com Clorimuron.

Foto: Procafé
Aplicação de pré-emergente Goal, vendo-se a germinação de ervas apenas junto às plantas, onde a aplicação não ficou bem feita.

Foto: Procafé
Trilhando lavoura nova com enxada - muito gasto de mão de obra.  

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARIEL

ARAPONGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/05/2021

Boa tarde! Qual herbicida o sr recomenda para eliminar a brachiaria na lateral do café, café de 5 meses.
SAMUEL AFONSO SCOFIELD SOUZA

MUCURI - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/03/2020

Boa noite,
Meu nome é Samuel Afonso e quero agradecer a equipe CaféPoint pelo excelente material de informações exposto nesta coluna.
Porém, se possível, estou com dúvidas quanto a toxidade do clorimuron no mamoeiro pois tenho uma plantação de café consorciada com mamão. Os mamoeiros já estão adultos, será que corre o risco de intoxicação dos mamoeiros com o uso do clarimuron?
Antecipadamente agradeço e deixo um forte abraço a todos.
MARCOS ANTÔNIO FERREIRA CAETANO

GUAPORÉ - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/02/2018

Tem Mato Foi A larga conhecido como fazendeiro O clorimuron não matou ele
LUIS HENRIQUE PIROLA

COROMANDEL - MINAS GERAIS

EM 25/01/2016

Cloromuron 150 a 200 gr.?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures