ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cochonilha verde pode atacar frutos de café

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 08/03/2017

4 MIN DE LEITURA

1
0
Constatou-se, recentemente, em cafeeiros no Estado do Rio de Janeiro, a ocorrência de cochonilha verde (Coccus virides) atacando frutos de cafeeiros, sendo a primeira vez que se observa esse tipo de ataque, por essa espécie de cochonilha. A cochonilha verde só era citada atacando ramos e folhas novas e nessas se localizam ao longo da nervura principal.

Ataque normal da cochonilha verde (Coccus virides) em folhas e em ramos novos / Foto: Procafé Ataque normal da cochonilha verde (Coccus virides) em folhas e em ramos novos / Foto: Procafé
Ataque normal da cochonilha verde (Coccus virides) em folhas e em ramos novos

Já a responsável por ataque em frutos é a cochonilha branca ou farinhenta, sendo comuns as espécies Planococcus citri , P. minor e P. longispinus, também conhecidas como cochonilha das rosetas. Esse tipo de cochonilha ataca ramos novos, folhas, botões florais e frutos. Nas frutificações, o inseto causa grave prejuízos. Ela, se instalando dentro das rosetas, suga o pedúnculo e a base dos frutos, onde se pode observar uma substância branca em forma de lã, secretada pelo inseto, e que serve para proteger os ovos junto ao adulto.

Na nova situação, agora constatada, a cochonilha verde foi observada tanto nas folhas e ramos novos, como sobre a superfície de frutos verdes, como nos pedúnculos dos frutos, dentro das rosetas, de forma semelhante à cochonilha branca. Como conhecido, ocorreu, simultaneamente, a presença de formigas, sendo este um bom indicativo, já que o ataque de cochonilhas, no geral, ocorre em reboleiras, ficando difícil de visualização. Nesse caso atual não foi observada a fumagina, talvez pelo período seco, sendo a coloração escura de fungos o que também favorece a verificação do ataque.

Novo tipo de ataque observado da cochonilha verde sobre frutos e os pedunculos, ou na roseta, verificando-se o dano pelo amarelecimento e secamento de frutos jovens / Foto: Procafé Novo tipo de ataque observado da cochonilha verde sobre frutos e os pedunculos, ou na roseta, verificando-se o dano pelo amarelecimento e secamento de frutos jovens / Foto: Procafé
Novo tipo de ataque observado da cochonilha verde sobre frutos e os pedunculos, ou na roseta, verificando-se o dano pelo amarelecimento e secamento de frutos jovens

Os prejuízos causados pelo ataque são devidos à sucção contínua da seiva, que enfraquece a planta. No caso presente, de ataque na roseta, verifica-se que frutos menores acabam amarelecendo e secando.

A ação dos inimigos naturais, principalmente das joaninhas, dos Chrizopas (lixeiro) e dos fungos (Lecanicillium lecani), pode manter as cochonilhas sob controle. Quando esse equilíbrio é rompido, pode-se fazer uso do controle químico para reduzir a população de cochonilhas, até que o equilíbrio seja restabelecido.

Para o controle químico existem poucos produtos registrados no Mapa especificamente contra as cochonilhas, tendo-se o Clorpirifós para cochonilhas da parte aérea. Embora produtos usados contra outros insetos em cafeeiros também sejam eficientes contra cochonilhas. Inseticida eficiente contra a cochonilha (de contato) deve possuir bom poder de penetração, para transpor a capa cerosa que recobre o corpo do inseto. O uso de óleo ou adjuvante siliconado aumenta a capacidade de distribuição e penetração do inseticida.

São eficientes no controle das cochonilhas da parte aérea, como a cochonilha verde, os produtos inseticidas fosforados, acompanhados de óleo mineral (1 a 1,5%). Nesse sentido, podem ser usados os produtos: Malathion 500 (Malatol etc) - 0,3 a 0,6%; Parathion 60% (Folidol, Folisuper etc) - 0,1 a 0,3%; Dimetoato 50% - 0,1 a 0,2% e outros fosforados, como o Clorpirifós.


As cochonilhas tem predadores importantes, que tendem a manter seu ataque sob equilíbrio. Destacando-se os vistos aqui, o adulto de joaninha Harmonia axyridis (primeira foto) e o lixeiro ou Chrizopa, Chrysoperla sp.(segunda foto). / Foto: Procafé  As cochonilhas tem predadores importantes, que tendem a manter seu ataque sob equilíbrio. Destacando-se os vistos aqui, o adulto de joaninha Harmonia axyridis (primeira foto) e o lixeiro ou Chrizopa, Chrysoperla sp.(segunda foto). / Foto: Procafé
As cochonilhas tem predadores importantes, que tendem a manter seu ataque sob equilíbrio. Destacando-se os vistos aqui, o adulto de joaninha Harmonia axyridis (primeira foto) e o lixeiro ou Chrizopa, Chrysoperla sp.(segunda foto)
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDINILSON PIMENTA

EM 08/03/2017

A página deveria criar links para postagem direto aqui ao whatsapp

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures