ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Catucaí amarelo 2SL SF: nova cultivar de cafeeiros resistente à ferrugem

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 18/09/2019

2 MIN DE LEITURA

2
0

Uma nova cultivar de cafeeiros com boa resistência à ferrugem surge da seleção feita sobre o material de Catucaí 2SL, adicionando, assim, mais uma característica importante para seu cultivo.

O material genético de cafeeiros conhecidos como Catucaí foi oriundo de uma população de plantas da cultivar Icatu, onde apareceram cafeeiros de porte baixo, resultado do cruzamento natural com Catuaí. O trabalho de seleção foi iniciado em 1985 e as melhores plantas foram plantadas na Fda Experimental de Varginha, seguindo-se seleções em várias gerações.

Uma das cultivares obtidas nesse processo de seleção foi a Catucaí amarelo 2SL, que se mostrava bem produtiva, vigorosa e resistente à ferrugem. No entanto, com o passar dos anos, provavelmente em função da ocorrência de novas raças do fungo causador da doença, o material passou a ser susceptível à ferrugem, embora o controle químico nesse material se mantenha facilitado.

Nos últimos anos, em observações feitas em campo sobre cafeeiros adultos da cultivar Catucaí amarelo 2SL, foram observadas algumas poucas plantas que mantêm a resistência, dando origem a uma nova seleção. Esse trabalho foi efetuado a partir de 2016, em campos de observação no Sul de Minas Gerais, Varginha e Eloy Mendes. A melhor planta, que apresentava bom vigor, boa produtividade e imunidade à ferrugem, sob alta pressão da doença, foi selecionada e, a partir dela, foi derivada nova geração. Para isso, o material foi plantado em parcelas de experimentos juntamente com outros materiais resistentes e susceptíveis, e num campo maior de multiplicação na Fda Experimental da Fundação Procafé, em Varginha. Com as plantas desses campos atingindo os dois anos de idade, foi efetuada uma avaliação da infecção da ferrugem, por verificação na folhagem das plantas, planta por planta. Enquanto plantas ao lado de outros materiais susceptíveis apresentavam alto percentual de doença na folhagem e já significativa desfolha, as plantas das parcelas de Catucaí 2SL não mostravam presença de infecções pela ferrugem. Verificou-se apenas em algumas folhas a presença de flecks, ou seja, reação de resistência ao fungo da ferrugem, constatando-se, assim, a presença de resistência do tipo horizontal e do tipo vertical, em alto nível.

Em função desse resultado de alta resistência à ferrugem, constatado na nova geração da cultivar Catucaí amarelo 2SL, foi possível derivar nova cultivar, denominada Catucaí amarelo 2SL SF, agregando SF que significa sem ferrugem, a qual começará a ser distribuída já a partir de 2020 com essa nova designação, agregando maior valor ao material 2SL, já conhecido e bastante cultivado nas diferentes regiões do País pelas suas boas características de vigor e produtividade.


Planta de Catucaí amarelo 2SL SF completamente sem infecção pela ferrugem (esq.) ao lado de outra de material susceptível, com infeção e desfolha (dir.) - Varginha (MG) - Julho/19


Técnicos vistoriam o campo de multiplicação da cultivar de Catucaí amarelo 2SL SF, na Fda Experimental de Varginha - Agosto/19

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALBINO JOÃO ROCCHETTI

FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/09/2019

NÓS,CAFEICULTORES TEMOS QUE BATER PALMAS E APLAUDIR A INSISTÊNCIA DESSES TÉCNICOS DO PROCAFÉ , EM PESQUISAR E DESENVOLVER LINHAGENS MELHORADAS, PARA NOSSO USO. PARABÉNS.
ALBINO J. ROCCHETTI - FRANCA - SP
PAULO CESAR SCALLI PAULO SCALLI

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/09/2019

Parabéns Dr José Brás Matielli, esta cultivar é excelente mesmo agora ficou melhor ainda, com o Sem Ferrugem.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures