ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bicho-mineiro do cafeeiro ataca mais com poeira

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 05/10/2016

2 MIN DE LEITURA

1
0
Por José Braz Matiello – engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, P.R. Reis – pesquisador da Epamig e Acelino Andrade Neto – gerente da Fazenda Rio do Barro

Em cafeeiros sujeitos a poeira, localizados na beira de estradas ou carreadores, tem sido verificado um maior ataque de bicho-mineiro na folhagem. O bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) é a praga mais importante da lavoura cafeeira, devido aos danos que provoca, com a redução da área foliar e com a desfolha acentuada das plantas.

Forte ataque de bicho-mineiro em cafeeiros situados ao lado de estrada, com acumulo de poeira na folhagem – Bonito (BA), setembro de 2016 // Foto: Procafé
Forte ataque de bicho-mineiro em cafeeiros situados ao lado de estrada, com acumulo de poeira na folhagem – Bonito (BA), setembro de 2016

As principais condições que favorecem o ataque da praga se relacionam ao clima mais quente e seco, através da ocorrência de períodos de falta de chuvas e, ainda, por desequilíbrios por defensivos e de inimigos naturais.

No campo, um fator localizado pode também influenciar no agravamento do ataque de bicho-mineiro é do empoeiramento da folhagem do cafeeiro. Isso ocorre por efeito de proximidade de estradas de terra ou de carreadores, por onde transitam veículos. Como diz, mais ou menos, a música: “levantam poeira e o bicho-mineiro dá a volta por cima” da folhagem.

Embora não se tenha, ainda, uma comprovação científica desse fato, as observações de campo são muito nítidas em apontar a correlação direta, entre a condição de poeira sobre as folhas e a intensidade do ataque de BM.

Vamos, então, pra parte mais difícil - explicar o porquê disso. Para o caso do ácaro vermelho (O. ilicis) sabe-se, com comprovação experimental, que ocorre a retirada de umidade da folha pela poeira, e essa situação de baixa umidade favorece a reprodução do ácaro. Sendo assim, uma das hipóteses que pode explicar o maior ataque de bicho-mineiro seria, também, essa questão de menor umidade. É conhecido que lavouras mais arejadas e ensolaradas sempre se correlacionam com maior ataque dessa praga, ou seja, ataque mais intenso com baixa umidade.

Pode-se ainda, suspeitar da poeira estar afetando mais os inimigos naturais do bicho mineiro, como fungos e himenópteros, parasitas ou predadores, diminuindo a ação desses inimigos da praga.

A presente nota técnica tem por objetivo alertar os técnicos, que assistem os produtores, a passarem a observar esse aspecto de efeito da poeira sobre as pragas do cafeeiro. Dentro do possível, localizar melhor as lavouras ou constituir barreiras vegetais para reduzir o empoeiramento, ou mesmo caprichar mais no controle nessas áreas mais expostas a poeiras.


Detalhes de folhas empoeiradas e fortemente atacadas pelo bicho mineiro, em Bonito (BA), setembro de 2016 / Foto: Procafé  Detalhes de folhas empoeiradas e fortemente atacadas pelo bicho mineiro, em Bonito (BA), setembro de 2016 // Foto: Procafé

Detalhes de folhas empoeiradas e fortemente atacadas pelo bicho mineiro, em Bonito (BA), setembro de 2016

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 06/10/2016

Tenho observado aqui na região de Jandaia do Sul / Paraná que os talhões de café da beira da estrada sofrem maior infestação do bicho mineiro do que os mais afastados, conforme você descreve Matiello.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures