ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Anéis do tronco de cafeeiros podem identificar sua idade e condições climáticas no local

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 03/11/2016

2 MIN DE LEITURA

0
1
Por José Braz Matiello e Alysson V. Fagundes – engenheiros agrônomos da Fundação Procafé

Quando se corta o tronco do cafeeiro, por exemplo, com uma recepa, é possível ter uma ideia da idade das plantas, através da contagem dos anéis formados no tronco, denominados anéis de crescimento.

A formação de anéis, bem definidos, facilita a avaliação da idade das plantas em condições de clima temperado, onde existe uma nítida paralisação de crescimento, em um período do ano, no inverno. Sob condições de clima tropical é mais difícil, porém diversos trabalhos efetuados com árvores de madeira conseguiram demonstrar essa viabilidade, pois condições de clima seco também provocam a paralisação de crescimento.

Aspecto dos anéis do tronco de cafeeiro, plantado em fevereiro de 1998 e cortado em setembro de 2016. Boa Esperança, Sul de Minas // Foto: Procafé
Aspecto dos anéis do tronco de cafeeiro, plantado em fevereiro de 1998 e cortado em setembro de 2016. Boa Esperança, Sul de Minas

No cafeeiro a condição de transição de crescimento também existe, na maioria das regiões, com clima seco a partir de maio até setembro/outubro. Não se conhece, no Brasil, um estudo sobre a correlação entre a constatação de anéis e a idade na planta de café.

Recentemente, chamou a atenção, numa poda de cafeeiros, a curiosidade de observar o tronco cortado diante da possibilidade de avaliar a idade da planta, logicamente já se conhecendo, a priori, a época de plantio da lavoura.

A verificação foi feita em cafeeiros no Sul de Minas, em Boa Esperança, em cafeeiros plantados em fevereiro de 1998, portanto, hoje com 17-18 anos de idade. Observando com cuidado os anéis é possível, realmente, verificar esse mesmo número, alguns anéis mais estreitos e outros mais largos. Como se sabe, a largura desses anéis pode contar o que se passou com o clima, durante esse período. Isso e outras condições edáficas podem influenciar no crescimento, pois as árvores crescem mais no período/anos de mais chuva e, no caso do cafeeiro, pode ser, ainda, que em anos de menor safra, a planta cresça mais o tronco.

Por isso, as informações que ficam marcadas no tronco do cafeeiro são importantes para a obtenção de mais informações sobre o clima e outras condições no passado.

Por fim, uma curiosidade - O método científico que determina a idade de uma árvore com base nos anéis do tronco é chamado de dendrocronologia, sendo que essa técnica foi inventada e desenvolvida pelo pesquisador da Universidade do Arizona-USA, Andrew Ellicott Douglass, em 1929.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures