ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Amarelão em cafeeiros preocupa produtores

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 17/02/2016

2 MIN DE LEITURA

9
0
Por José Braz Matiello, Saulo R. Almeida e Allysson V. Fagundes – engenheiros agrônomos da Fundação Procafé

Nestes dois últimos meses, em dezembro de 2015 e janeiro de 2016, muitos cafeicultores consultaram sobre o que vem acontecendo em suas lavouras, com o aparecimento de cafeeiros bem amarelados, de forma anormal.

As observações feitas em campo vêm esclarecer as causas do amarelão. Os sintomas de amarelecimento foram verificados tanto em algumas plantas, em manchas, de alguns talhões, em cafeeiros isolados e, mesmo, em apenas certas partes das plantas. A identificação dos sintomas e as análises foliares realizadas indicaram tratar-se de deficiência de ferro, esta aparecendo de forma induzida.

Nas plantas com partes amareladas sempre estavam visíveis os sintomas, mais presentes nas folhas novas, que apresentavam todo o limbo amarelado, até esbranquiçado, mas sempre as nervuras formando um rendilhado, que se mantinha verde, típico da deficiência de ferro. É conhecido que essa deficiência se mostra associada à também deficiência de manganês, porém, nos casos observados, não se notou os sintomas de deficiência desse nutriente. As análises foliares mostraram níveis de ferro inferiores a 20 ppm nesse material coletado, portanto bastante deficiente pois o nível adequado se situa em torno de 100 ppm.

Constatada a natureza do amarelão, agora resta analisar as causas do problema. Pode-se verificar que a carência de ferro em cafeeiros pode ser induzida por quatro tipos de fatores, isolados ou em conjunto. Dois são mais presentes. O primeiro por excesso de correção do solo, normalmente de forma localizada, em manchas onde se usou calcário demais e onde o pH se encontra muito alto, indisponibilizando o ferro. O segundo ocorre pelo excesso de umidade no solo, provocado ou por área com má drenagem natural ou por chuva excessiva, continuada. Com pouco ar no solo o ferro não se oxida e, assim, fica menos disponível para a planta.

Duas causas menores também levam à indução da deficiência de ferro. A primeira ocorre por toxidez de glifosato, restrita às folhas da saia do cafeeiro, e a segunda, por ataque severo de pragas de raízes.

Neste ano, observou-se que a causa mais comum do amarelão foi uma associação de efeitos, com o excesso de chuva combinado com alguns locais que já vinham com um nível de correção de solo excessiva.

O que fazer com o amarelão - no geral não é preciso fazer nada, basta esperar que cesse a condição de indução da deficiência de ferro. Só em casos excepcionais, onde o problema ocorre em toda a lavoura, seria indicado usar uma pulverização com sulfato ferroso. O uso de adubos acidificantes já, por si, vai corrigir o pH. Caso se observe a falta de drenagem grave uma subsolagem, mais adiante, pode corrigir o problema. Uma análise de solo no pós-colheita vai mostrar a situação de necessidade de uso ou não de corretivos, evitando o agravamento da situação do pH alto.

Amarelão, por deficiência grave de ferro em cafeeiro, devido a local com correção excessiva do pH associada a um período de chuva excessiva.

Sintoma típico de deficiência de ferro em pares novos de folhas, com amarelecimento geral do limbo foliar, ficando as nervuras verdes, formando um rendilhado.


Detalhe de amarelão em algumas folhas de cafeeiros junto à saia, com deficiência de Fe.


Amarelão pode ser causado por provável deriva de glifosato.

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WEBER AVELAR DE ANDRADE

ERVÁLIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/10/2022

O que fazer com o amarelão das mudas no viveiro de cafe.e o que causa o amarelão e como preveni. Muito obrigado
ROGÉRIO FLÁVIA CAIRES

IBICOARA - BAHIA - INSUMOS PARA INDÚSTRIA, DISTRIBUIÇÃO E VAREJO

EM 12/07/2021

O CAFÉ ESTA AMARELANDO AS FOLHAS NOVAS DO BROTO,CAFÉ DE 3 ANOS O QUE PODE SER
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/05/2021

Senhor Maurilio, talvez no seu caso possa estar ocorrendo o problema de sistema radicular pouco desenvolvido, o que é muito comum em lavouras de conillon plantadas com mudas clonais. Faça um buraco com enxadão ou arranque umas plantas pra ver como estão as raizes. Matiello
MAURILIO ANTONIO RIZZO MACATROZZO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 10/05/2021

Muito boa materia ! tanto na minha lavoura de conilon quanto nas demais vizinhas apresentam , no meu caso NÃO choveu o bastante e fica no morro. Fiz análise de solo agosto/20 e hj 10-05-21 me atentei quanto ao ferro deu cerca de 78 resultado de agosto 202 e o amarelo nao são em todos os pés, ficaram assim apos um forte calor de janeiro , retirei de alguns pés amostra de solo e mandei fazer novamente. Obrigado a todos , quando ficar pronta analise falo.
SILVANO DOS SANTOS BENTO

NOVA VENÉCIA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/11/2020

parabéns seu artigo vai me ajudar resolver o problema da minha lavora, obrigado.
FRANK SCANAVACHI

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/02/2016

Venho observando esse amarelão a tempos aqui em nossa região! Todos esses problemas destacados favorecem o amarelão pela deficiencia induzida de ferro e algumas vezes de manganês! Mas tenho observado que alguns ramos amarelos em parte das plantas apresentam lesões no caule, varas e ramificações causado pela colheita mecãnica do cafeeiro! Lesões estas que comprometem o transporte de seiva nas plantas e como consequencia induz deficiencia de nutrientes que mesmo disponíveis no solo não conseguem chegar as folhas do cafeeiro com facilidade! Em lavouras que foi passada mais de uma vez a colhedora no mesmo ciclo e com a máquina com muita vibraçao onde os danos foram maiores maior o percentual de amarelão nas folhas no ano seguinte, exceto onde houve esqueletento total da planta onde as brotações novas não apresentam sinal de amarelão!

Concluindo: o excesso de mecanizaçao das lavouras vem contribuindo consideravelmente para problemas nutricionais visíveis nas plantas do cafeeiro mesmo que estejam com os tratos culturais, adubaçao, correçao de solo, nutriçao foliares adequadas e em dia!
GUILHERME

TOLEDO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/02/2016

Muita chuva cria um ambiente redutor, neste ambiente o Fe 3+ passa Fe 2+ e não o contrário como citado acima.
JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 17/02/2016

Nos últimos anos as lavouras apresentaram estes sintomas (iguais as das fotos) e depois foram desaparecendo normalmente em Marumbi-Pr. e região (nitossolo e latossolo vermelhosolo :antiga terra roxa e latossolo roxo do norte do Paraná.)
MOUZER MESSIAS SANTOS

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/02/2016

Muito bom artigo Matiello!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures