ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tricampeões, família vence duas categorias no Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 01/11/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes, de Poços de Caldas (MG)

O Sítio Serra já é nome recorrente entre os vencedores do Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas. A agricultura na propriedade é familiar e tem Marcelo Morais e Edilaine Zaneti Morais à frente de cada passo. Neste sábado (29/10), foram anunciados os campeões da 9ª edição do Concurso e o casal levou o 1º lugar nas categorias Natural e Cereja Descascado. Esta é a terceira vez que eles vencem a premiação, as anteriores foram em 2013 e 2014.


Produtores familiares Marcelo e Edilaine Morais, do Sítio Serra, vencem nas categorias cereja descascado e natural. A família toda foi receber os prêmios // Foto: Café Editora
Produtores familiares Marcelo e Edilaine Morais, do Sítio Serra, vencem nas categorias cereja descascado e natural. A família toda foi receber os prêmios // Foto: Café Editora

A produção dos Morais é feita com Marcelo em campo, na colheita e despolpa do café, e Edilaine acompanhando toda seca, nos terreiros de cimento e suspenso. Eles cultivam catuaí amarelo, catuaí vermelho, mundo novo, catucaí vermelho. Os cafés campeões foram da variedade catuaí amarelo.

Ainda no dia 19, foram divulgados os vencedores do Cup of Excellence – Brazil 2016, no qual o casal conquistou o 12º e 15º lugares na categoria Naturals. “Fizemos a colheita inteira, cada dia a gente fazia um lote e secava separado. No final, escolhemos os lotes. É muito trabalhoso, mas a recompensa veio!”, afirma Edilaine sobre a colheita seletiva que eles realizaram pela primeira vez. “Todos os produtores tem que fazer esse processo para ganhar qualidade hoje, não tem outro caminho”, completa Marcelo.

Veja como é feito todo processo de produção dos cafés no Sítio Serra, em Poços de Caldas (MG), na entrevista com os vencedores:





Os organizadores confirmaram que o desempenho geral na safra de 2016 teve queda no que diz respeito à qualidade. Após chuvas derrubaram cafés e acelerarem o processo de maturação do fruto ainda no pé, entre os meses de colheita de maio e junho. Por isso, a comissão julgadora do Concurso decidiu fazer o leilão com cartas fechadas. No processo, os compradores fizeram os lances sem saber da oferta dos demais, as cartas foram abertas e o comprador que fez o maior lance arrematava o lote de cafés especiais.

 
Vencedores e compradores dos Cafés Finalistas do 9º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas / Foto: Café Editora
Vencedores, organizadores e compradores dos Cafés Finalistas do 9º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas

Ao fim, somente foram comercializados os primeiros lugares. Veja, abaixo, os ganhadores:
Categoria Natural:
1º Lugar – Marcelo Morais – Sítio Serra - Comprador Volcano Origin Coffees - R$ 1.050 a saca.
2º Lugar – Joselina Flora e outros – Fazenda Cachoeirinha

Categoria Cereja Descascado:
1º Lugar – Marcelo Morais – Sítio Serra - Comprador Bourbon Specialty Coffees - R$ 1.110 a saca.
2º Lugar – José Edvaldo Gonçalves – Fazenda Barra


2º Festival do Café
A revelação dos vencedores do 9º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas integrou a programação do 2º Festival do Café da cidade. O evento contou com palestras como do Clemilson José Pereira, presidente da Associação Fairtrade Brasil que falou sobre Comércio Justo, já que na ocasião também foi comemorado no evento o Dia Municipal do Comércio Justo. Para falar sobre Cooperativismo, o evento trouxe João Carlos Leite, presidente da Associação de Produtores de Queijo da Canastra – Aprocan, em São Roque de Minas, que tem o papel de representar o produtor, desenvolvendo iniciativas que fortaleçam a atividade do queijo na região e abrindo portas em novos mercados. 
 
 

Paulo Henrique Leme falou sobre o desafio dos cafés especiais brasileiros // Foto: Café Editora
Paulo Henrique Leme falou sobre o desafio dos cafés especiais brasileiros // Foto: Café Editora


Por fim, Paulo Henrique Leme, professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla) na área de Marketing e Empreendedorismo, abordou o tema do desafio dos cafés especiais brasileiros. (Confira um trecho da palestra aqui) Houve, ainda, exposição de várias marcas de café de Poços de Caldas e região, maquinários e equipamentos, artesanatos e entidades relacionadas à produção do café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures