ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Técnicas para monitorar a fertirrigação são apresentadas por pesquisador

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 09/03/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes, de Araguari (MG)

Novas possibilidades para medir, com praticidade, o nível de nutrição das plantas em campo são o foco de pesquisas realizadas pelo Prof. Dr. Roberto Lyra Villas Boas, da Unesp Botucatu. “Se faltar nutrientes no solo falta produção no cafeeiro. Ao mesmo tempo, o excesso de adubo também é prejudicial. Por isso a busca pelo monitoramento do nível de nutrição do cafeeiro é tão importante”, analisou.

Foto: Henrique Vieira/ Fenicafé

Prof. Dr. Roberto Lyra Villas Boas, da Unesp Botucatu, apresenta técnicas para monitoramento da fertirrigação do cafeeiro
 
 
Em sua palestra “A importância do acompanhamento da lavoura na fertirrigação do cafeeiro”, apresentada durante o primeiro dia da 18º edição do Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, que ocorre na  Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), o pesquisador apresentou três técnicas. Entre elas, duas podem ser realizadas de maneira prática e direta em campo:

- clorofilômetro: a técnica consiste em medir o nível de clorofila na planta, através de um aparelho que verifica a cor da folha. Quanto mais verde, mais clorofila e, por tanto, mais nitrogênio naquela planta. Para efeito de comparação, é possível fazer o monitoramento em campo, colocando mais nitrogênio em um cafeeiro específico e observar, após determinado tempo, se a cor de suas folhas se intensificou. Caso a resposta seja positiva, quer dizer que aquela lavoura ainda pode receber mais doses de nutrição.

- condutividade elétrica: de acordo com Villas Boas, o nível de nutrição medido no solo pode indicar quais resultados serão obtidos mais tarde pela planta. Para encontrar esse dado, é possível utilizar condução elétrica a seu favor. Quanto mais adubo presente, maior a corrente elétrica, o que aponta alta quantidade de sal presente na solução de solo local.

Um terceiro processo, ainda em desenvolvimento para a cultura cafeeira, é através da retirada do líquido do caule da planta e, a partir disso identificar os nutrientes presentes na planta. A metodologia, contudo, ainda é melhor aplicada em laboratórios do que em campo. “É bom trazer esse tipo de pesquisa para eventos como esse, pois é necessário que os especialistas e agrônomos levem as novas possibilidades para testes”, explica o Prof. Dr. Roberto Lyra Villas Boas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures