ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Software orienta produtor na aplicação de defensivos

PRODUÇÃO

EM 22/07/2014

4 MIN DE LEITURA

0
0
Os prejuízos com a má aplicação dos agrotóxicos podem resultar em perdas dos produtos da ordem de 40%, afirma o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Aldemir Chaim. Para ajudar, a Embrapa criou o Gotas, um software gratuito, que auxilia a calibrar a deposição de pulverizações dos produtos fitossanitários. Ele possibilita a análise da distribuição de gotas no processo de pulverização e apresenta parâmetros para que o agricultor decida sobre a melhor combinação de bicos de pulverização, consumo de calda, velocidade de aplicação, entre outros fatores, que vão permitir aplicar adequadamente a deposição no alvo desejado.

Foto: Luciana Santos/ Café Editora
 
Foto: Luciana Santos/ Café Editora

O problema de má aplicação ocorre devido à falta de calibração dos pulverizadores ou por deriva e evaporação de gotas. Calibrar a aplicação é importante para evitar o desperdício e obter a máxima eficiência nessa atividade. "O objetivo é promover a melhoria na deposição e distribuição do defensivo nas plantas. Com a técnica, é possível reduzir o volume de aplicação, pois será utilizada apenas a quantidade exata para exterminar pragas e doenças. Assim, o produto não é desperdiçado e reduz os gastos", explica Chaim, um dos desenvolvedores da tecnologia.

A técnica adequada também garante maior segurança. Ela envolve desde a seleção do alvo da aplicação, verificação de padrão de deposição, regulagem do pulverizador e o cálculo da quantidade de agrotóxico a ser colocada no tanque de pulverização. O agricultor também deve observar as condições ambientais, como excesso de vento, previsão de chuva, além de verificar os prazos de carência dos produtos, respeitando os intervalos entre a aplicação e a colheita.

Para o piloto agrícola Eduardo Azambuja Jr., que também é proprietário de uma empresa de aviação agrícola, o Gotas é útil tanto para a melhor análise da aplicação como para obter mais eficiência. Outra vantagem, segundo Azambuja, é a possibilidade de entrega de um relatório de aplicação mais bem elaborado, juntando o relatório de voo do sistema de posicionamento global diferencial (DGPS, na sigla em inglês) e o da deposição de gotas.

Como funciona

O processo é bastante simples. O agricultor fixa cartões feitos de papel sensível na parte alta, média e baixa das plantas. Após a pulverização, os cartões são recolhidos e digitalizados para uso em computador pessoal - PC, ou fotografados para processamento por celular ou tablet. As gotas depositadas no cartão são então medidas pelo software Gotas, que verifica a quantidade que atingiu o alvo.

Os produtores devem usar um cartão comercial sensível à água para alvo de amostragem porque o programa tem um sistema de correção de fator de espalhamento específico, orienta o pesquisador João Camargo Neto, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Informática Agropecuária (SP). Os cartões sensíveis podem ser facilmente adquiridos no mercado.

O Gotas processa as imagens digitais dos cartões pulverizados, calculando parâmetros de deposição de substâncias químicas. Entre eles estão o número de gotas encontradas na amostra; número de diâmetro de gota; dispersão relativa, que é uma medida de quão diferentes são as dimensões de gotículas de uma determinada pulverização; volume de calda da amostra em litros por hectare; densidade de gotas, que representa o número de gotas por centímetro quadrado; e porcentagem de cobertura (relação entre a soma das áreas das manchas e a área total da amostra).

O programa para uso em computadores conta com ferramenta para recortar uma área da amostra e comando para salvar o experimento em formato compatível para uso dos resultados em planilhas de cálculo. Além disso, possui comandos para salvar e recuperar o experimento inteiro, com todas as imagens das amostras analisadas. Também foi desenvolvido um aplicativo em versão mais simplificada para dispositivos móveis que funcionam na plataforma Android.

Entre as várias funcionalidades, é possível observar informações de todas as manchas de gotas encontradas nas amostras e ainda eliminar as amostras indesejadas. O software inclui parâmetros de tamanho de gotas como diâmetro volumétrico 10%, diâmetro volumétrico 50% e diâmetro volumétrico 90%. Em caso de dúvidas, há um manual de utilização oferecido com o sistema.

Após obter a deposição adequada, é necessário verificar o volume de calda gasto para se colocar a dose correta de agrotóxico no tanque do pulverizador, esclarece Chaim. "Com a utilização das técnicas recomendadas pela Embrapa, o agricultor beneficiará sua propriedade, com a economia de recursos e insumos e também protegendo o meio ambiente", ressalta.

Para Allan Fell, que atua na indústria de fertilizantes foliares General Chemicals, localizada em Campo Mourão (PR), essa tecnologia é fundamental para quem precisa calibrar os pulverizadores de modo correto, evitando poluir o meio ambiente e perder dinheiro. "É uma excelente ferramenta, ainda mais sendo gratuita", destaca Fell. Segundo ele, a empresa pretende recomendar o software para seus clientes produtores de cereais, como soja, milho e trigo, por exemplo. "O manual está bem detalhado e fica bem fácil entender o funcionamento do software", acrescenta.

Orientação gratuita

Há orientação gratuita disponível na Infoteca da Embrapa, denominada Método para calibração de pulverizadores utilizados em videiras. A tecnologia Gotas pode ser obtida nas versões para PC, Android e Smartphone e tablet, no repositório da Rede AgroLivre.

Além dos programas, também está disponível um manual de utilização, que orienta sobre as especificações técnicas necessárias para o funcionamento do software.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures