ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Setor presta últimas homenagens a Dário Martinelli

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 04/09/2015

3 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação


Figura conhecida no setor produtivo do café, Dário Martinelli marcou em especial a cultura do conilon. Sendo pioneiro nos esforços por produzir café conilon de qualidade, ele recebeu do estado do Espírito Santo a honraria da Comenda Jerônimo Monteiro. Sócio da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) desde 1970, o produtor, que exerceu cargos de prefeito e deputado estadual, também atuou por dois mandatos como diretor presidente da Cooperativa.

Foto: Divulgação/ Cooabriel
Dário Martinelli marcou em especial a cultura do conilon

O cafeicultor faleceu nesta quinta-feira (3/9), aos 82 anos. A Cooabriel, maior do Brasil no que se refere a café conilon, prestou, então, diversas homenagens ao produtor. “Dário Martinelli, em nome dos mais de 4 mil sócios da Cooabriel, registramos nosso orgulho pela sua coragem, visão empreendedora e espírito humano. Nossa Homenagem. Descanse em paz!”, destacou a Cooperativa em texto enviado ao CaféPoint.

Com a notícia, diversas instituições do setor também se manifestaram, prestando suas últimas homenagens ao pioneiro do café conilon. A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) lamentou o falecimento em nota aos seus associados. “Amigo de muitos companheiros da indústria de café, Dr. Dário Martinelli teve uma participação expressiva junto a cafeicultura capixaba”.

Foto: Divulgação/ Cooabriel
Dário Martinelli - registro feito na década de 70

O Conselho Nacional do Café também lembrou o cafeicultor, com destaque em seu balanço semanal. “Visionário, foi um dos pioneiros no ingresso, na produção e no avanço da cafeicultura de robusta capixaba, na década de 1970, após o Governo ter erradicado a atividade no Estado. Em união com outros produtores, adquiriu as mudas e as reproduziu em viveiros no município de São Gabriel da Palha, desenvolvendo uma atividade economicamente rentável para milhares de famílias do ES”, pontuou.

O fato também foi citado pelo deputado federal Evair de Melo (PV/ES), secretário da Frente Parlamentar do Café. “O mundo do ‪café está de luto. Perdemos hoje Dario Martinelli, capixaba de grande valor, uma referência para a cafeicultura e para o cooperativismo brasileiro. Muito obrigado, Dário. Seu legado nos dá força para continuarmos firmes em defesa dos cafeicultores. Se o mundo hoje toma uma xícara de conilon e o respeita com nobreza e excelência, isso deve-se ao seu pioneirismo e sua capacidade visionária e empreendedora”, afirmou o secretário.

Revolução na cafeicultura do ES
A trajetória de Dário tem momentos importantes para a produção capixaba. Ainda na década de 1970, enquanto prefeito do município de São Gabriel da Palha, Dário formou na cidade, com a ajuda de técnicos, o primeiro viveiro de mudas do café conilon, onde iniciou o incentivo de plantio doando mudas aos produtores. A inciativa visava diminuir o êxodo rural na região, através do conilon, que se mostrou mais resistente à ferrugem.
Foto: Divulgação/ Cooabriel
Foto do acervo da Cooabriel - primeira lavoura técnica-1971

Procurando focar em uma produção mais tecnificada, Dário implantou em seu sítio, a primeira lavoura técnica de conilon da história, com o plantio em curvas de nível. “Eu estava lá, vi o plantio e pensei. Será que isto vai dar certo, pois só conheço lavouras plantadas de morro acima”, disse Antônio Joaquim de Souza Neto, presidente da Cooabriel, que testemunhou na época o empenho e a crença de Dr. Dário. “Ele estava certo, mais uma vez. Primeiro por acreditar no novo café e implantar viveiros organizados e estimular o plantio e depois porque trabalhar com tecnologia funciona. O resultado foi aparecendo ano a ano e hoje, devemos muito a Dr. Dário”, destacou.
 
Foto: Divulgação/ Cooabriel
Acervo do Incaper mostra primeiro viveiro de connilon no início da década de 70

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

REGINA MARIA MARTINELLI

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - ESTUDANTE

EM 02/04/2016

Foi bacana receber estas notícias sobre o café conilon plantada por meu Tio Dário Martinelli. Que Deus te abencôe  e te dê muita paz.
ANTONIO CESAR NERI DE SOUSA SANTOS

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA

EM 08/09/2015

Conheci pessoalmente o Dr. Dário. Grande líder da cafeicultura brasileira.

Descance em paz.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures