ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Seca no Espírito Santo: cafeicultores podem perder parte de suas lavouras

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 28/10/2015

4 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes, com Mariana Proença

No Estado do Espírito Santo, onde capixabas relatam que seca é uma das piores dos últimos anos, os municípios de Nova Venécia e São Gabriel da Palha estão completando 40 dias sem chuvas significativas. Apenas no último dia 18 de agosto São Gabriel da Palha registrou 7mm e Nova Venécia 6,6mm. “É preciso enfatizar que é apenas nesse nível que a chuva começa a ser significativa para a agricultura”, relata o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Maior produtor da espécie conilon, o Estado restringiu no dia 6 de outubro o uso da água na agricultura e na indústria local, priorizando o abastecimento humano e animal em todas as bacias hidrográficas de domínio estadual. Na região de atuação da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), os produtores já restringiram a irrigação apenas para o período noturno (entre 18h e 5h).

Na propriedade de Giovani Drago a frequência e o tempo da irrigação caíram pela metade. Se em 2014 as plantas eram ‘molhadas’ duas vezes na semana por pelo menos uma hora, hoje é apenas em um dia e por meia hora que os cafeeiros recebem a irrigação. “Continuamos irrigando, mas diminuímos porque a gente tem medo de acabar”, conta Giovani enquanto mostra o atual nível da água na represa que construiu em sua propriedade.


 

“Na realidade, estas são pessoas que se prepararam para a seca. Eles fizeram reservação de água, mas ainda assim neste momento podem perder parte de suas lavouras”, afirma o engenheiro agrônomo e gerente da Assistência Técnica da Cooabriel, Wander Ramos Gomes. Segundo ele, a grande maioria dos cooperados utiliza irrigação em suas lavouras e boa parte deles já investiu em meios de armazenar água da chuva.

Giovani possui cafés de 1 a 6 anos espalhados em 7 hectares e o desenvolvimento dos cafeeiros já é afetado pela falta d’água. “É possível ver o crescimento mínimo da planta, que utiliza toda energia que ainda tem para manter outras atividades, como a floração e a formação dos frutos”, aponta o gerente Wander, que observa que os cafeeiros também não estão com folhas novas.

As dificuldades com a cultura vêm fazendo com que outros cultivos ganhem espaço da região e instiguem produtores. Ainda assim, Giovani pensa em uma opção que vem ganhando espaço do Estado. “Ano que vem vou arrancar um talhão velho e já estou na dúvida se eu coloco café ou pimenta. Hoje, aqui na região quem tem pimenta é outra coisa”.

Vizinho da propriedade de Giovani, o produtor Rogério Calegari já divide seu espaço entre cafeicultura e produção de pimenta do reino, ambas irrigadas. “Tive pimenta uma época e agora todos estão dizendo que compensa e vai continuar sendo bom por um tempo, decidi voltar”, relata ele, que tem a propriedade há 20 anos.

Mesmo com a nova aposta, Rogério mantém cerca de 14 hectares de cafeeiros plantados e para manter a irrigação dos 20 mil pés, o produtor construiu dois reservatórios. “A topografia aqui ajudou muito então gastei pouco com a construção. Porém, quem utiliza irrigação tem que fazer investimentos constantes”, conta ele que iniciou sua produção com financiamento de R$75 mil reais e, em 2014, depois de seis anos pôde ter o retorno total da colheita.
 
Foto: Thais Fernandes/ Café Editora
Na propriedade de Rogério Calegari uma das reservas de água secou por completo. É possível que ele precise deixar de irrigar o talhão ao fundo, para concentrar a água que resta em outra parte da lavoura.


Entre extremos
“A última vez que choveu de encher represa foi em 2013”. Esse é um relato recorrente entre os moradores da região Noroeste do Estado. Em dezembro de 2013 a cidade de Nova Venécia sofreu com enchentes, mas o campo também viu encher suas reservas. “Construí minha represa em 2012 e esperei por 13 meses para que a chuva do final de 2013 a enchesse. O que eu tenho até agora ainda é a reserva daquela chuva”, relembra Giovani.

Além da reservação de água, a necessidade de preservar vem sendo discutida entre os produtores e um dos trabalhos da equipe técnica da Cooperativa tem sido a orientação dos cafeicultores. “Construir cercas para não deixar que o gado invada das áreas próximas às nascentes é uma iniciativa boa e não é muito difícil de fazer”, explica Wander em uma de suas visitas.

O problema, no caso de Rogério, é que as colheitas de 2014 e 2015 foram prejudicadas pelo clima e, agora, a de 2016 parece seguir o mesmo caminho. “Vou esperar mais 15 dias, se não chover vou deixar de molhar metade dos cafés”. A escolha implica em abandonar parte dos talhões para conseguir manter o restante deles. “É difícil administrar, na agricultura você trabalha muito com a incerteza”, comenta. Até agora o cafeicultor vem mantendo cerca de 30% da irrigação que costumava fazer e, de acordo com o gerente da Cooabriel, a grande preocupação dos produtores agora já não é apenas com a quebra da safra, mas sim em manter sua lavoura para os próximos anos. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures