ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Seca, capacitação e geração de renda são discutidas em MG

PRODUÇÃO

EM 10/09/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O impacto da estiagem sobre a atual safra do café em Minas Gerais e as perspectivas para o próximo ciclo foram destaques na reunião da Comissão Técnica de Café da FAEMG, realizada no dia 4 de setembro, em BH.

Durante o encontro - que contou com produtores e representantes de Sindicatos e cooperativas de diversas áreas do estado – houve unanimidade na confirmação de quebra na safra que acaba de ser colhida e previsão de redução para a safra 2015/16. Segundo o diretor da FAEMG e presidente da Comissão, Breno Mesquita, a seca deste ano teve forte impacto sobre os tratos culturais: “Para este ano, a queda foi de cerca de 30%, variando de região para região. Para o próximo ano, ainda é cedo para estimarmos um percentual de redução, mas é importante destacarmos que já podemos crer que será realidade para todas as regiões produtoras do estado”.

Os membros da comissão levaram à reunião números oficiais e histórias de produtores de suas regiões. O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Medeiros, Galeno Leite, contou sobre a perda de 40% na atual safra, já confirmada pelo IBGE e Conab. Acompanhado de produtores, falou sobre os prejuízos gerados por granizo e estiagem, e a dificuldade encontrada por eles para acessar créditos para se preparem para a nova safra.

Alternativas

Para Breno Mesquita, a confirmação de que o próximo ano será novamente de quebra reforça a importância de que os produtores tenham bastante cautela na comercialização da safra atual e, em seguida, na gestão dos recursos e da propriedade. Segundo ele, é momento para que os produtores se informem, busquem conhecimento e alternativas, novas tecnologias e tendências do mercado: “Grande oportunidade para isso será a realização, em BH, da Semana Internacional do Café, de 15 a 18 de setembro. Exatamente por apostar na importância de capacitar os produtores mineiros e promover nossa cafeicultura para o mundo, a FAEMG é uma das realizadoras deste grande encontro, que terá muitas palestras, rodadas de negócios e sessões de cupping. E estamos reforçando nosso convite para que todos o setor produtivo participe e aproveite ao máximo dessa oportunidade”, destacou o presidente da Comissão.

Outra frente de trabalho para minimizar a situação vivida pelo setor, segundo ele, será novamente a pressão por políticas públicas de geração de renda, já que falta planejamento que assegurasse investimentos contínuos na melhoria da qualidade do grão, nos tratos culturais e em safras bem posicionadas, dentre os melhores cafés do mundo.

Durante a reunião de ontem, Breno Mesquita apresentou à Comissão Estadual uma proposta da Comissão Nacional de Café, da CNA, e da BMF (Bolsa de Mercadoria & Futuros) para formatação de um programa de garantia de renda ao produtor com opções privadas de venda.

Divida Ativa

Outro tema tratado na reunião foram os critérios para renegociação e liquidação de operações de crédito rural inscritas na DAU (Dívida Ativa da União).

Portaria publicada no Diário Oficial desta sexta (5/9), dará norte aos produtores rurais sobre como proceder para requerer e garantir os descontos previstos na Lei 11.775 (art 8º), que teve redação modificada pela Lei 13.001. “Ela é de extrema importância para milhares de produtores rurais inscritos na DAU que esperavam a oportunidade de regularizar sua situação”. O prazo para liquidação ou renegociação é até 31/12/2015.

Informações Sistema FAEMG

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures