ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sabor da Colheita marcou início da colheita do café no estado de SP

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 28/05/2015

3 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, participou do evento Sabor da Colheita, que marcou a abertura oficial da safra de café 2015 no Estado de São Paulo, com a colheita dos grãos de 1.600 pés de café, no cafezal urbano do Instituto Biológico, na Vila Mariana, na Capital paulista. Na solenidade de abertura, foi realizada também uma homenagem ao pesquisador Dr. Paulo Ferreira Neto.

Foto: Divulgação
 

O evento tem um significado especial por ter a participação de autoridades e pessoas ligadas ao setor produtivo, pois é realizado por meio de ações integradas da Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio (Codeagro), Câmara Setorial de Café e Instituto Biológico (IB-APTA), e conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), das cooperativas de café do Estado e da empresa Syngenta.

O Presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herszkowicz, destacou a importância do evento, que demonstra o esforço conjunto do Estado e da iniciativa privada em prol dessa atividade econômica.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, que representou o governador Geraldo Alckmin, agradeceu as lideranças do setor cafeeiro presentes e destacou a retomada das atividades da Câmara Setorial do Café, de forma intensa, que está com o compromisso de colocar e reafirmar o selo paulista de qualidade do café. “Estamos reconstituindo a comissão técnica que funcionou durante um período e agora é retomada na Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Estão presentes, por exemplo, o ITAL, discutindo a questão da formulação de bebidas, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), que faz projeções de safras das culturas do estado, também o Instituto Agronômico, no qual, temos orgulho de contar com um dos bancos de germoplasma mais completos do mundo, localizado em suas dependências, além das espécies de café desenvolvidas e lançadas pelo IAC”, afirmou.

O secretário destacou que, por determinação do governador Geraldo Alckmin a Secretaria de Agricultura e Abastecimento alterou o Programa Pró-Trator, em que foi ampliado o período de financiamento para oito anos, em parceria com o Banco do Brasil, através do subsídio feito pelo Feap. “Além do Café Paulista, uma linha de crédito que tem sido, para nossa satisfação, muito solicitada pelos produtores e estimulando o pequeno e médio produtor. O perfil da nossa cafeicultura se alterou: 80% das propriedades que produzem café no estado de São Paulo são de pequeno porte, justificando de forma acentuada, aquilo que temos trabalhado”, lembrou.

Antônio Batista Filho, diretor do Instituto Biológico, lembrou os 10 anos de realização do evento. Ressaltou ou trabalho desenvolvido pelo Instituto Biológico (IB), em várias áreas. Destacou que o IB bateu o recorde de produção de antígenos no ano passado por 4 milhões de doses distribuídas para 15 estados da federação. “Os estados recorrem aos nossos produtos para proteger seus rebanhos, notadamente, de brucelose e tuberculose animal”, afirmou.

Cafezal Urbano
A história desse cafezal teve início na década de 50 quando uma praga, conhecida por “broca-do-café”, começou a atingir as plantações do Estado, provocando a destruição dos grãos e a queda da produção nas fazendas paulistas. Essa crise que abalou o comércio cafeeiro resultou na criação do Instituto Biológico em 1927, órgão de pesquisa voltado à sanidade animal e vegetal.

Ocupando uma área de 10 mil metros quadrados, com 1.600 pés de café arábica das variedades Mundo Novo e Catuaí, o cafezal do Instituto Biológico foi formado a partir da década de 1950 e inicialmente tinha como função servir de material de pesquisa para seus técnicos estudarem o controle de pragas agrícolas. Atualmente, a maior finalidade do cafezal é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades como demonstrar os princípios das boas práticas agrícolas. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures