ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rondônia deve ter redução de até 10% na produção de café da safra 2016

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 25/07/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

A colheita da safra 2016 de café no estado de Rondônia está praticamente encerrada, segundo informações da Embrapa do estado. O grão massivamente cultivado no estado é da espécie Coffea canéfora, o nosso conilon. “Temos acompanhado e d haver uma pequena redução este ano”, explica o pesquisador Enrique Alves, da Embrapa Rondônia, que estima uma queda de até 10% na produção. Até maio a estimativa da Conab era de que sejam produzidas no estado 1.626.914 sacas beneficiadas*.

Foto: Embrapa Rondônia/ Renata Silva

A expectativa se dá em decorrência do clima no estado no segundo semestre de 2015. “Tivemos uma pequena seca, que prejudicou o rendimento da lavoura. Tivemos nos últimos anos um ritmo de crescimento”. Ainda na última estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a predominância de chuvas abaixo da média e altas temperaturas de agosto a dezembro já era pontuada como prejudicial ao desenvolvimento da safra 2016. Nesse período, os menores volumes de chuva ocorreram em agosto e setembro.

Ainda segundo a Conab, apesar disso, o desenvolvimento dos frutos foi favorecido pelo aumento na intensidade das chuvas de janeiro a março. Já em abril a ocorrência de baixa precipitação foi favorável, já que as lavouras estavam em maturação e início de colheita.

“A produção vinha em ritmo muito bom. Tivemos praticamente cinco anos só de aumento na produção”, pondera Enrique Alves sobre as últimas safras em Rondônia. O pesquisador afirma que se a produção deve ter quebra, a produtividade, por outro lado, aumentou. “A área plantada diminuiu, mas nós conseguimos hoje uma média melhor, com praticamente 20 sacas por hectares”. De acordo com Enrique, houve também o aumento de demanda por mão de obra, motivo pelo qual a Embrapa tem buscado tecnificar as produções locais.

*ATUALIZAÇÃO: 27/07/2016 - 12h00

Em contato com a Emater de Rondônia, o pesquisador Enrique Alves informou nesta quarta-feira (27/7), que "Apesar da estimativa de queda de produção em função dos efeitos da seca indicada no levantamento da Conab, técnicos da Emater-RO acreditam que o estado terá novamente um crescimento na produção de café, podendo superar as 1 milhão e 800 sacas de café. As novas áreas que entraram em produção nesta safra serão responsáveis por suplantar o efeito residual da seca. Rondônia vem em gradiente de crescimento tanto em produção quanto em produtividade nos últimos anos e isso pode ser creditado à adoção de tecnologias como variedades clonais, irrigação e manejo adequado da lavoura".

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures