ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

RO: Cacoal é destaque como uma das regiões mais produtivas de café

PRODUÇÃO

EM 29/09/2017

0
0
Da redação

A região de Cacoal, em Rondônia, tem se destacado como uma das mais produtivas quando o assunto é café, resultado de boas práticas de manejo e investimento em tecnologia. Para aumentar ainda mais a produtividade e a qualidade do grão no estado brasileiro, foi realizado o Seminário Estadual de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia, na última quinta-feira (28), no Parque de Exposições de Cacoal. O evento, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), foi ministrado aos cafeicultores de sete municípios. 

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                                    Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

Na programação do seminário foram abordados temas como tecnologias para a qualidade do café rondoniense, alternativas para melhorar a qualidade do café na fase pós-colheita e sustentabilidade na cafeicultura. Na ocasião, os produtores puderam aprender sobre a importância que a qualidade do grão tem para o estado e, principalmente, nas rendas de cada um. De acordo com a analista-técnica do Sebrae, Cintia Nunes Salvador, "a intenção era sensibilizar ainda mais o cafeicultor, pois trabalhando com qualidade o produto será mais rentável". 
O seminário faz parte das ações do Projeto Cafeicultura de Rondônia, parceria entre o Sebrae e Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desenvolvimento (Suder) e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação (Seagri). Atendendo 300 produtores, o programa teve início em 2016 e terá duração de quatro anos. Durante o período, cerca de R$ 6 milhões serão investidos na cafeicultura do estado.

Segundo o presidente da Câmara Setorial do Café em Rondônia, Ezequias Braz da Silva Neto, a meta da entidade é chegar a 2020 com a produção de 4 milhões de sacas: "a produção do grão aumentou gradativamente no estado. Isso é fruto do investimento em tecnologia e manejo na lavoura feito pelo cafeicultor e pelo poder público. A nossa projeção é que a cada ano a colheita aumente cerca de 1 milhão de sacas”, estima. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.