ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Região do Cerrado espera ter 40 mil sacas a mais com selo de DO este ano

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 16/09/2014

1 MIN DE LEITURA

1
0
Por Thais Fernandes

Nesta segunda-feira (15/9), tiveram início as atividades do Seminário DNA Café, dentro da programação da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). Um dos temas abordados foi A Governança e a Indicação Geográfica, Ferramentas de ampliação da competitividade: origem + qualidade + único + diferenciação: Quatro regiões com IG. A palestra foi ministrada pelos representantes de regiões produtoras Juliano Tarabal (Cerrado Mineiro), José Antonio Rezende da Silva (Norte Pioneiro do Paraná) e Paulo Visch (Be Consulting).

Conforme explica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. Uma das modalidades de Indicação Geográfica é a Denominação de Origem (DO), que define aspectos únicos, somente obtidos naquela origem, incluindo os fatores humanos além de fatores naturais como clima, solo, relevo e altitude. No Brasil, a primeira região a conquistar essa denominação é o Cerrado Mineiro.

De acordo com Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e representante da região no evento, o debate entre regiões diferentes gera a difusão de informações sobre o tema. “A medida que nós tivermos mais regiões com Denominação de Origem, nós teremos uma massa crítica maior que poderá se unir para promover diversos projetos”, explica.

Hoje, a região do Cerrado Mineiro já fornece o selo que garante a origem do café verde e do café industrializado. “Ano passado foram 110 mil sacas lacradas e esse ano a expectativa é chegar em 150 mil com o selo da região”, afirma Tabaral. Os próximos passos, de acordo com Juliano, incluem também reunir mais produtores, que já estão na região, para participarem do selo.

Serviço
Seminário DNA Café
Data: 15 e 16 de setembro
Onde: Semana Internacional do Café e 9º Espaço Café Brasil
Local: Expominas, Belo Horizonte (MG)

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOAQUIM MAGEWSKI

VILA VALÉRIO - ESPÍRITO SANTO

EM 17/09/2014

os produtores de cafés arabíca estão se mobilizando em ferramentas que possibilita uma melhor renumeração. e os produtores de café robusta  o que estão fazendo,.?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures