ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queda em estimativa de agosto da safra de café é puxada pela BA, diz IBGE

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 06/09/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Com 1 milhão de sacas a menos do que no mês anterior, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - apontou produção de 47,8 milhões de sacas de 60 kg na safra 2016, em seu estudo referente a agosto. A queda foi de 2,7% frente ao que havia sido estimado em julho deste ano. Segundo o IBGE, a diferença ocorreu em decorrência, principalmente, das reduções de 2,4% no rendimento médio e de 0,3% na área colhida.

“Em fase final de colheita das lavouras, os produtores da Bahia depararam-se com um produto de menor tamanho e peso, havendo necessidade de maior número de grãos para encher uma saca”, pontuou o relatório. “O clima excessivamente seco determinando carência e má distribuição das chuvas proporcionou períodos de estresses hídricos nas plantas, repercutindo em baixa fixação e desenvolvimento dos chumbinhos e menor preenchimento dos grãos”.

Arábica
A estimativa da produção do café arábica foi de 2,4 milhões de toneladas, ou 39,8 milhões de sacas de 60 kg, queda de 1,5% frente ao mês anterior, ou 35.625 toneladas a menos. O IBGE aponta que a queda repercutiu os dados da Bahia, que neste mês teve sua estimativa de produção reduzida em 28,2%, com reduções de 24,9% no rendimento médio e de 4,4% na área colhida. A produção esperada é de 96.720 toneladas, 38.066 toneladas menor quando comparada ao mês anterior.

A colheita do café arábica este ano está sendo favorecida pelo clima mais seco, devendo a mesma ser concluída até final de setembro, caso perdurem as boas condições. Os preços seguiram firmes em julho, apesar do adiantamento da colheita, tendo caído um pouco na primeira quinzena de agosto, ficando em torno de R$ 470,00/490,00/saca 60 kg, segundo o Indicador Cepea/Esalq.

Conilon
A estimativa da produção do café canephora, o conilon, caiu 8,3% frente ao mês anterior, repercutindo também a queda da estimativa da produção na Bahia. O GCEA/BA informou queda de 48,6% na produção este mês, devendo a produção alcançar 45.877 toneladas, ou 764,6 mil sacas de 60 kg. O clima seco foi a causa da redução de 48,3% no rendimento médio. A estimativa da produção de café canephora do país alcançou 481,0 mil toneladas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures