ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Primavera deve trazer chuvas com potencial para as lavouras de café do país

PRODUÇÃO

EM 25/09/2017

1 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

Devido a seca que perdurou pelos últimos três meses, muitas regiões produtoras de café do Brasil registraram danos na florada ocorrida em agosto. No entanto, a expectativa é de que a chegada da primavera trague uma frente fria que devolverá às lavouras chuvas com potencial para evitar a quebra de safra na temporada 2017/2018.

Foto: Café Editora                                                Foto: Café Editora  

De acordo com o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira, a partir desta terça-feira (26), as precipitações começarão pelo Rio Grande do Sul e, na sequência, se espalharão pelo Sudeste e Centro-Oeste do país. Segundo ele, a última chuva relevante para as lavouras aconteceu no início de junho, afetando, principalmente, as culturas de café, laranja e pastagens.
Em virtude da estiagem, analistas afirmam que parte do potencial produtivo da safra 2017/2018 já foi perdida. Na colheita de café deste ano, a cultura já mostrou menor rendimento: dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgados na última quinta-feira (21) mostram que a temporada 2017 do café arábica marcou produtividade média de 24,02 sacas por hectare, redução de 8,8% em relação à temporada anterior. 
Segundo o especialista da Somar, depois das chuvas ocorridas entre o final de setembro e início de outubro virão os percalços do fim do ano, dentre eles, o risco de estiagem na região Sul e excesso de chuvas durante a colheita no Sudeste e Centro-Oeste: "as condições climáticas deste ano estão menos estáveis em relação ao mesmo período de 2016. Isso exige aumento nos cuidados com manejo e aplicação de estratégias que diluam os riscos de perda". 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERALDO AUGUSTO FERREIRA

PEDREGULHO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/09/2017

A estiagem de 2017 está sendo muito forte, mas se as chuvas vierem com volumes significativos ainda será bom. O pior de tudo são as queimadas que saíram do controle. Grande parte desses focos de incêndio são criminosos e não se vê nenhuma atitude por parte dos órgãos de proteção ao meio ambiente e dos que se dizem ambientalistas. É só "conversa mole pra boi dormir" e aparecer nos meios de comunicação. Não fazem nada, absolutamente nada.Todo o dinheiro gasto com isso é jogado fora. Só querem salas com ar condicionado, poltronas macias e esperar o salário no final do mês. Não sabem o que é o dia-a-dia do homem do campo, que enfrenta as intempéries do tempo e ainda têm que lutar fora de hora para combater focos de incêndio em suas propriedades para não ver queimar aquilo que foi construído com muito sacrifício.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures