ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa analisa tipos de produção em diferentes regiões

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 21/03/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

Com o objetivo de avaliar os custos na cafeicultura em diferentes regiões, o engenheiro agrônomo Paulo Henrique Oliveira Sá Fortes desenvolveu o estudo “Custos de produção de café com relação ao tipo de produção: manual, semimecanizada e mecanizado”.

Utilizando dados de 2017 obtidos junto ao Projeto Campo Futuro, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a análise ocorreu a partir do levantamento dos custos da produção do café arábica em dez municípios.

As cidades foram divididas por métodos de produção: sobre colheita manual, foram analisadas Brejetuba (ES), Caconde (SP) e Santa Rita do Sapucaí (MG); colheita semimecanizada, Apucarana (PR), Guaxupé (MG) e Manhumirim (MG); já a colheita mecanizada, Capelinha (MG), Franca (SP), Luiz Eduardo Magalhães (BA) e Monte Carmelo (MG).

Através do estudo de coeficientes técnicos, como pacotes tecnológicos (maquinários, produtos, insumos e benfeitorias) e vetores de preço (receitas e despesas), a pesquisa mostrou a importância da mecanização que, se viável, pode aumentar a qualidade do produto e dos tratos culturais.

Sobre as colheitas semimecanizada e manual, Paulo Henrique disse que “o que encarece os custos nas produções semimecanizadas e manual são as etapas de colheita e pós-colheita”. Segundo ele, o encarecimento ocorre devido à contratação de mão de obra externa. “Já na mecanizada, há a inversão pela própria utilização de colhedoras que apresentam alto rendimento e eficiência, além da diminuição das passadas na lavoura”, completou.

Outro fator importante analisado foi a gestão financeira do negócio café como ferramenta de acompanhamento constante da aplicação dos recursos financeiros e de mão de obra, bem como da análise e da adoção de estratégias para a tomada de decisões.

Todas as regiões estudadas conseguiram cobrir o Custo Operacional Efetivo da produção, porém, nem todas conseguiram cobrir o Custo Operacional Total. “Assim como é necessário buscar continuamente o aumento da eficiência, produtividade e qualidade, também deve-se considerar a mecanização e o monitoramento  de custos como ferramentas alternativas para se manter competitivo e eficiente”, concluiu Paulo Henrique.

A pesquisa, que foi objeto de monografia da Universidade Federal de Lavras (Ufla) sob orientação do professor Luiz Gonzaga da Castro Junior, foi apresentada em janeiro deste ano.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures