ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Perspectivas para conilon são preocupantes, afirma novo diretor do Incaper

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 24/06/2016

3 MIN DE LEITURA

3
0
Por Thais Fernandes

Desde o último dia 13 de junho, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) tem um novo diretor técnico. O engenheiro agrônomo Mauro Rossoni Júnior, é formado pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e, é também empresário e produtor rural. Ele também já atuou na Prefeitura de Linhares, de 2013 a 2014, como diretor do Departamento de Agricultura e Aquicultura, e, em seguida, assumiu o cargo de Secretário Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento onde encerrou suas atividades recentemente.

Em um ano como este, quando a produção de café no estado enfrenta grandes problemas no Estado – maior produtor da espécie robusta, o conilon, Mauro Rossoni tem desafios pela frente.

A seca obrigou a restrição na irrigação, o que trouxe atraso no crescimento e desenvolvimento dos cafeeiros, mas é agora, com a colheita, que a quebra em produção se confirma e, aos poucos, traz números específicos. Em seu último levantamento o Incaper apontou quebra de até 40% em relação ao que era esperado para a safra 2016.

Conversamos com o novo diretor técnico do Incaper sobre quais estratégias estão sendo traçadas para o futuro da produção no estado. Confira, abaixo:

CaféPoint - O planejamento de reativação de programas do Incaper inclui o setor de café?
Mauro Rossoni Júnior - Sim. O principal foco do Instituto tem que ser o auxílio à agricultura familiar, em todos os setores, pesquisa, assistência e extensão rural. Como nosso Estado é a referência mundial na tecnologia de café conilon, o Incaper é peça fundamental e a locomotiva do "Sistema Conilon", sendo assim os programas de café sempre estarão inclusos.

CP -
Frente à quebra de até 40% na produção de conilon capixaba em 2016, quais têm sido as ações em campo e as indicações para os cafeicultores?
Mauro Rossoni Júnior - O Incaper iniciou uma discussão do assunto juntamente com outros atores capixabas do conilon esta semana, para poder unificar as informações, e passar futuramente, em curto espaço de tempo aos produtores, um conjunto de técnicas que devem ser adotadas variando caso a caso dentro da propriedade e assim fazer com que nossos produtores tomem as medidas corretas neste momento. Existem várias medidas sendo orientadas, então é melhor esperar essa unificação de ideias para que os produtores não tomem decisões baseados na generalização ou em boatos.

CP - Com o clima afetando fortemente as lavouras, quais perspectivas para o próximo ciclo cafeeiro (safra 2017)?
Mauro Rossoni Júnior - As perspectivas são preocupantes. Quem ainda possui alguma água em suas propriedades podem ter um resultado regular, agora, a maioria dos produtores passará por um momento difícil, e terá que passar por um processo de tomada de decisão de renovar sua cultura e esperar o ano seguinte. É um momento delicado, mas dependendo das chuvas que estão por vir devido no período de La Ninã pode ter uma recuperação parcial.

CP - Visto estas perspectivas, há estratégias sendo traçadas para dar suporte à produção de café do estado? Se sim, quais são?
Mauro Rossoni Júnior - Várias ações estão sendo tomadas desde o ano passado. O programa de reservação de água da Seag está aplicando mais de R$60 milhões na construção de barragens, então com as possíveis chuvas desse ano, as próximas safras sentirão menos os efeitos das estiagens. Novas variedades de café mais tolerantes à seca estão sendo desenvolvidas, a alteração dos sistemas atuais de irrigações dos produtores por meios mais sustentáveis está sendo estimulada e, em poucos dias, apresentaremos outras medidas que poderão ser adotadas pelos produtores rurais capixabas para que eles se preparem para as safras seguintes. Assim, pretendemos superar esses anos de seca e voltar a ter uma safra satisfatória no nosso Estado.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS AUGUSTO

RIO BANANAL - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/06/2016

Sou produtor e estou passando por esse problema.O conteúdo é ótimo nós do campo precisamos ter essas informações e mais do que nunca o produtor precisa de motivação agora,para não  desistir!!!
AYLTON PIONA COUTINHO JUNIOR

JOÃO NEIVA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/06/2016

Fala-se numa redução de 40% em média. Tem-se relatos de perdas em torno de 50 a 70 % em várias lavouras de diferentes municípios.  Sem mencionarmos a qualidade menor.

Poucas propriedades ainda possuem reservas hídricas, mas também estas estão se esvaindo. Rios, córregos, nascentes estão secos ou agonizando.  Inúmeros municípios estão sob racionamento de água, com grandes dificuldades de abastecer a população.

Inúmeras lavouras, milhões de pés de café serão derrubados devido morte dos mesmos ou as lavouras já estão tão depauperadas que torna-se inviável sua recuperação.

A seca sentida agora, infelizmente ainda será lembrada pelos próximos anos..

Mas o agricultor ainda utiliza o sábio ditado : "...aquilo que não me mata, me torna mais forte."

Nada será mais igual o que era antes...Aprenderemos com este episódio e tiraremos lições duradouras...
SERGIO SOARES DA SILVA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/06/2016

De certa forma essas barragens ajudarão não só a agricultura mas todos que ali dependem dessa agua e, agora faço uma

Pergunta: quais as medidas para pagamentos dos custeios, investimentos que estão batendo na nossa porta? O produtor hoje é um homem que vive com medo, medo de perder suas terras por não conseguir pagar, não é má vontade é simplesmente não ter condições.

A agricultura que por anos e o pilar da economia brasileira hoje pede socorro, não pedimos anistia mas sim, uma carência com pelo menos uns três anos para tentarmos recuperar e uns dez anos para quitação desses investimento com as mesmas taxas de juros.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures