ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Onde entram os pequenos produtores no setor da sustentabilidade?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 05/10/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

Como a sustentabilidade pode ajudar no acesso a crédito? Existe uma linha específica para quem produz dessa maneira? Buscando entender como pequenos produtores podem se beneficiar de boas práticas, o CaféPoint entrevistou o Murilo Martins Ferreira Bettarello, engenheiro agrônomo e empreendedor e auditor de certificação pelo Imaflora desde 2009.

Bettarello também iniciou neste mês a primeira turma do curso Cafeicultura Sustentável, que traz conteúdo técnico do Programa Café Sustentável (PCS), uma iniciativa mundial com objetivo de aumentar o uso de práticas sustentáveis na produção e melhorar o nível de vida dos cafeicultores.


Foto: Lucas Albin/ Agência Ophelia / Café Editora
Foto: Lucas Albin/ Agência Ophelia / Café Editora



Perguntamos ao agrônomo como encaixar o pequeno produtor neste nicho, que vem ganhando espaço e importância dentro do mercado de café. Confira, abaixo, a entrevista:


CaféPoint: Qual a melhor maneira de pequenos produtores se organizarem para entrar no setor da sustentabilidade?
Murilo Bettarello: “Acredito que a melhor maneira seja através de associações regionais e procurar um líder ou técnico que irá dar apoio para eles”.

CP: Como a sustentabilidade pode ajudar no acesso a crédito? Existe uma linha específica para quem produz dessa maneira?

Murilo Bettarello: “Alguns bancos, como Rabobank, possuem um taxa de juros menor para fazendas que possuem certificação”.

CP: Quais investimentos em infraestrutura que um pequeno produtor precisará fazer inicialmente para se adequar ao Currículo de Sustentabilidade?
Murilo Bettarello: “Existem algumas adequações, mas é importante um acompanhamento técnico para que o produtor não faça investimentos além do necessário”.
O principal investimento é em conhecimento e capacitação. Com este investimento nele próprio, o produtor pode tomar melhores decisões e investir de maneira mais assertiva. Melhorar a gestão também é fundamental.

CP: Com o currículo é possível o contato com compradores que paguem prêmio pela sustentabilidade? Esse contato deve ser feito pelas associações ou por cada produtor é possível?
Murilo Bettarello:
O cumprimento do currículo não gera prêmios, mas sim vantagem competitiva, pois o produtor terá uma propriedade mais organizada, eficiente e uma diminuição dos riscos ambientais e trabalhistas. Além do mais, ao cumprir o currículo o produtor está mais perto de atingir uma certificação.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures