ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novo recorde é registrado no Cup of Excellence Naturals 2014

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 27/01/2015

3 MIN DE LEITURA

0
0
O lote vencedor do Cup of Excellence Naturals 2014, produzido pelos irmãos Sebastião e Antônio Márcio da Silva, atingiu nota de 95,18 pontos de acordo com a metodologia da SCAA (Specialty Coffee Association of America). Esse é o novo recorde do certame dedicado a do principal concurso de qualidade para cafés naturais (colhidos e secos com casca), certame realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alliance for Coffee Excellence (ACE) e o Sebrae.

Foto: Divulgação/ BSCA
Os vencedores do concurso: produtores da região da Mantiqueira de Minas 
Foto: Divulgação/ BSCA

 

Os produtores campeões cultivam seus cafés em cinco hectares do Sítio Baixadão, no município de Cristina, região da Mantiqueira de Minas Gerais. A região foi destaque e teve 12 lotes entre os 23 campeões, dentre os quais estão os seis primeiros colocados do certame.

Antônio José Junqueira Villela, presidente da Aprocam, entidade que controla e promove a Mantiqueira de Minas – IP comemora a conquista: “Somos uma região produtora de cafés raros e surpreendentes. Em 2011, obtivemos nossa Indicação de Procedência, resultado de um longo trabalho que realizamos para identificar e valorizar os elementos únicos que constituem o terroir Mantiqueira de Minas. Ele reflete o amor que temos pela nossa identidade cultural e pela tradição de nossos antepassados, ainda tão viva em pequenas e seculares fazendas nas quais o café é colhido manualmente”.

Foto: Divulgação/  Mantiqueira de Minas
 
Foto: Divulgação/ Mantiqueira de Minas


No total, o concurso teve 23 vencedores — a lista pode ser conferida aqui — eleitos pelo júri internacional, que, de 19 a 23 de janeiro, no Centro Universitário Uniaraxá, em Araxá (MG), analisou as 44 amostras finalistas. Além da nota recorde para o campeão, o certame também registrou a maior pontuação média histórica para os cafés naturais, que foi de 88,24 pontos.

Realizado exclusivamente no Brasil, o Cup of Excellence Naturals vem revelando cafés complexos, de acordo com o presidente da BSCA, Silvio Leite. “As amostras apresentaram diversidade de sabores e com intensidade. São cafés frutados, que despertaram o aroma de frutas secas, como uvas passas e ameixas, fazendo com que alguns juízes internacionais, em suas análises, os comparassem ao panetone”, descreve.

A trader de cafés especiais da Starbucks Coffee Trading Company, Ann Traumann, considerou “incrível” sua primeira experiência no concurso. “O Cup of Excellence é bem mais que apenas uma competição. Todos os dias, aprendi algo novo sobre café. O evento me permitiu melhorar as habilidades de prova para calibrá-las com os juízes internacionais, que são apaixonados pela bebida, para descobrir e compreender a produção no país que acolhe o evento e, ainda, para criar novos relacionamentos”, diz.

Ann comenta, ainda, que nunca esquecerá essa semana passada no Brasil, período em que conheceu e reconheceu o trabalho dos cafeicultores nacionais. “Descobri muitos lotes de cafés naturais maravilhosos. Os produtores brasileiros mostraram e me provaram que o Brasil é um país de cafés especiais”, explica a trader da Starbucks, uma das maiores redes de café do mundo.

O presidente da BSCA revela que os jurados internacionais ficaram muito impressionados com os produtos que provaram. “A reação do júri após a degustação confirma a minha convicção de que os cafés especiais naturais brasileiros são o que considero como a grande descoberta de sabores. E, a partir daí, podemos alçar grandes voos no mercado”, conclui.
 
Leilão dos campeões
Os cafés vencedores agora seguem para leilão, que está previsto para acontecer no início de março. O leilão é realizado on-line, no site da Alliance for Coffee Excellence, e é aberto a todos os compradores mundiais desde que se cadastrem com antecedência para compra.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures