ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Mudanças climáticas não devem afetar produção de café no Brasil, diz estudo

PRODUÇÃO

EM 09/08/2017

0
0
Da redação

Em um momento onde cientistas de vários países apostam que as mudanças climáticas poderão interferir na produção de café no futuro, um estudo realizado por pesquisadores brasileiros e publicado na revista internacional "Journal of the Science of Food and Agriculture”, mostra que isso não irá acontecer. 

Foto: Gui Gomes/ Café Editora
                                       Foto: Gui Gomes/Café Editora

Os temores de que o clima afetaria a sustentabilidade na produção de alimentos surgiram a partir da criação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), criado no ano de 1988. Porém, segundo a pesquisa, usando dados de 18 municípios localizados em cinco estados brasileiros que produzem mais café no país, é demonstrado que, "embora a temperatura mínima seja a variável climática mais importante para a produção, seu efeito, apesar de positivo, é tecnicamente muito pequeno".

O trabalho dos cientistas leva em conta uma pesquisa publicada em 2015, em que demonstra que está previsto o declínio acentuado da produção do café arábica na Tanzânia devido às mudanças climáticas, fato que também pode ocorrer em outros país produtores, dentre eles o Brasil, que é o maior produtor e exportador da commoditie.

No país a tensão fica ainda maior porque, caso fosse comprovada a interferência das mudanças climáticas nas principais regiões produtoras de café, mais de 120 milhões de pessoas em todo mundo, direta ou indiretamente à cadeia produtiva do café, seriam prejudicadas. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.