carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Notícias > Produção

Mudanças climáticas não devem afetar produção de café no Brasil, diz estudo

postado em 09/08/2017

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Da redação

Em um momento onde cientistas de vários países apostam que as mudanças climáticas poderão interferir na produção de café no futuro, um estudo realizado por pesquisadores brasileiros e publicado na revista internacional "Journal of the Science of Food and Agriculture”, mostra que isso não irá acontecer. 

Foto: Gui Gomes/ Café Editora
                                       Foto: Gui Gomes/Café Editora

Os temores de que o clima afetaria a sustentabilidade na produção de alimentos surgiram a partir da criação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), criado no ano de 1988. Porém, segundo a pesquisa, usando dados de 18 municípios localizados em cinco estados brasileiros que produzem mais café no país, é demonstrado que, "embora a temperatura mínima seja a variável climática mais importante para a produção, seu efeito, apesar de positivo, é tecnicamente muito pequeno".

O trabalho dos cientistas leva em conta uma pesquisa publicada em 2015, em que demonstra que está previsto o declínio acentuado da produção do café arábica na Tanzânia devido às mudanças climáticas, fato que também pode ocorrer em outros país produtores, dentre eles o Brasil, que é o maior produtor e exportador da commoditie.

No país a tensão fica ainda maior porque, caso fosse comprovada a interferência das mudanças climáticas nas principais regiões produtoras de café, mais de 120 milhões de pessoas em todo mundo, direta ou indiretamente à cadeia produtiva do café, seriam prejudicadas. 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade