ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Maturação pode levar safra 2016 mais cedo ao mercado, diz Cepea

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 25/02/2016

3 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, tem recebido informações de que a maturação de frutos de café arábica tem sido antecipada em alguns pontos. “Com isso, produtores de algumas importantes áreas cafeicultoras podem iniciar a colheita já em meados de maio, antecipando a oferta de cafés da nova temporada ainda para o final do primeiro semestre. No geral, produtores estão animados também com o possível aumento do volume e da qualidade dos grãos 2016/2017”, afirmou o Cepea em material divulgado nesta quinta-feira (25/2).

Foto: Fernando Barbosa/ Amog
Registro de antecipação dos frutos na safra 2016, feito pelo diretor presidente do Conselho da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG), Fernando Barbosa

A possibilidade havia sido comentada por Williams Ferreira, pesquisador da Embrapa/Epamig na área de Agrometeorologia e Climatologia e Marcelo Ribeiro, pesquisador da Epamig na área de Fitotecnia. “As condições climáticas previstas para fevereiro, principalmente para Minas Gerais deverão favorecer o enchimento de grãos que em algumas regiões já tiveram início. Deve-se também estar atento, pois algumas regiões iniciarão a colheita mais cedo nesse ano de bienalidade positiva”, afirmaram os especialistas em artigo publicado no CaféPoint, em 13 de janeiro. (Leia o artigo na íntegra: Colheita de café pode ocorrer mais cedo devido ao clima)

Cerrado Mineiro e Sul de Minas
O Cerrado Mineiro e o Sul de Minas concentram o maior número de relatos de antecipação de colheita. As altas temperaturas durante o dia estão auxiliando na maturação dos grãos. Segundo o Cepea, muitos produtores também indicam que os grãos serão maiores que os da safra anterior e o volume de cafés de alta qualidade deve aumentar. A confirmação, no entanto, ainda depende do clima no final do desenvolvimento da safra e, especialmente, durante a colheita – umidade durante a colheita pode prejudicar a secagem e, consequentemente, a qualidade da bebida.

(+ Primeiros grãos de café com maturação antecipada são vistos em Minas Gerais)

Mogiana
Na região paulista Mogiana, o cenário ainda é incerto. Enquanto alguns produtores consultados pelo Cepea acreditam que a colheita poderá ser adiantada, outros ainda aguardam os próximos dias para analisar se os grãos estarão prontos um pouco antes do período tradicional.

Foto: Fernando Barbosa/ Amog
Primeiros grãos de café com maturação antecipada são vistos em Minas Gerais

Já em Garça (SP), em Matas de Minas e Noroeste do Paraná, colaboradores do Cepea indicam que a colheita de arábica deve se intensificar apenas em junho, período normal para a variedade. Com relação à qualidade e o tamanho dos grãos, produtores dessas praças também têm expectativa de safra volumosa e de alta qualidade, fundamentados nas precipitações ocorridas no período de enchimento dos grãos.

Robusta
A colheita de robusta também pode ser antecipada em regiões do Espírito Santo, por conta das altas temperaturas que aceleram a maturação. Alguns agentes indicam que os trabalhos podem ser intensificados já a partir do final de abril, época em que geralmente são negociados basicamente os cafés precoces. O calor, no entanto, ainda prejudica os grãos capixabas. Apesar da possibilidade de irrigação, agentes consultados pelo Cepea indicam que as perdas não serão recuperadas e alguns estimam que a quebra pode chegar a 25% do inicialmente esperado pelos produtores.

Preços
Nessa quarta-feira (24/2), o Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 482,08/saca de 60 kg, queda de 3% no acumulado de fevereiro. O Indicador Cepea/Esalq do robusta tipo 6 peneira 13 acima foi de R$ 383,35/saca de 60 kg, baixa de 3,6% no mês – a retirar no Espírito Santo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARDÔNIO SILVA

EM 29/02/2016

sou torrefador e tenho acompanhado sempre as noticias de cafe, que bom o clima este ano esta sendo muito favoravel que bom que os produtores possam recuperar nesta safra, pois todos nos dependemos da produçao deles. que Deus os abençoes.......

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures