ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Incaper e Embrapa Café firmam convênio para transferência de tecnologia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 30/06/2016

2 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi firmada um convêncio entre o Instituto e a Embrapa Café. O objetivo é capacitar técnicos e produtores, a fim de promover o desenvolvimento sustentável da cafeicultura capixaba, o que se dará através do convênio de capacitação e transferência de tecnologia e inovações para a evolução do setor produtivo da cafeicultura do Espírito Santo.

Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora

Em nota, o Incaper informou no último dia 27 de junho que a ideia é estimular o desenvolvimento sustentável e duradouro da atividade, a fim de promover o aumento da eficiência produtiva (principalmente em períodos com registros de acentuados déficits hídricos) e a melhoria da qualidade do café produzido no Estado, seja arábica ou conilon. Para tanto, serão desenvolvidas diversas ações, financiadas pelo Consórcio Pesquisa Café. Os recursos, na ordem de R$ 600 mil, começam a ser liberados ainda em 2016, e serão distribuídos ao longo de 3 anos.

“É fundamental esse apoio do Consórcio ao efetivo processo de capacitação de técnicos e agricultores. Além disso, precisamos destacar essa possibilidade de ajuste de infraestrutura. Melhorando nossos sistemas de produção de mudas, sementes, estacas, de estruturação da pós-colheita, é possível oferecer ao produtor um suporte melhor na utilização das variedades melhoradas e de outras tecnologias”, pontuou Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, pesquisador do Incaper/Embrapa Café responsável pela elaboração do projeto.

Confira as ações a serem desenvolvidas:
1) Capacitação técnica de extensionistas do Incaper e parceiros, por meio de cursos.
2) Capacitação de 800 cafeicultores de base familiar de vários municípios capixabas.
3) Atualização dos conhecimentos tecnológicos por meio da participação em eventos técnico-científicos de relevância nacional.
4) Assistência técnica individual e coletiva a nove mil cafeicultores de base familiar do Espírito Santo, orientando-os nos aspectos relacionados às Boas Práticas Agrícolas e de Gestão da Propriedade.
5) Elaboração de publicações técnicas com conteúdo em assuntos relacionados à cafeicultura.
6) Reestruturação das instalações de pós-colheita e processamento de café das Fazendas Experimentais do Incaper em Venda Nova do Imigrante, Marilândia e Cachoeiro de Itapemirim.
7) Recuperação, melhorias e ampliação dos viveiros de produção de mudas nas Fazendas do Incaper em Marilândia e Venda Nova do Imigrante.
8) Implantação dos campos de produção de sementes.
9) Manutenção e ampliação das Unidades Demonstrativas “Jardins Clonais de café Conilon” nas Fazendas Experimentais do Incaper em Marilândia e Cachoeiro de Itapemirim.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDMILSON VIEIRA DE MELO

CONCEIÇÃO DO CASTELO - ESPÍRITO SANTO

EM 06/07/2016

Vislumbro no convênio em tela majestosos benefícios na arte de produzir café aqui no ES, dentre eles, ganho em produtividade e renda para o cafeicultor, em especial, aquele afeto à agricultura familiar. Lembro-me quando criança, anos 70, dos técnicos do IBC prestando assistência técnica na propriedade de meu avô, acerca da produção de mudas de café na propriedade. Aqueles grandes viveiros cobertos com folha de indaiá... Passávamos dias inteiros enchendo sacola. Houve até quem, ante a necessidade, inventasse uma engenhoca que agilizava o trabalho. A meninada ganhava por produção. Bons tempos!  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures