ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo do Acre entrega 25 mil mudas de café para produtores

PRODUÇÃO

EM 15/01/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Foto: Divulgação / Agência de Notícias do Acre
Foto: Divulgação / Agência de Notícias do Acre


O produtor Marcelo Almeida fala com orgulho da plantação de café que tem em sua colônia, a Alto Paraíso, localizada no ramal Campo Novo, em Acrelândia, no Acre. Além da plantação de banana e mandioca, é do café que ele tira a maior parte da renda familiar.

“Eu já estou na quarta safra e não penso em deixar de cultivar café nunca mais, ainda mais recebendo todo o apoio que o governo do estado nos dá”, conta o produtor rural.

Marcelo Almeida é um dos 43 produtores da Associação Aprarucã, de Acrelândia que, nesta sexta-feira, 9, receberam do governo do estado 25 mil mudas clonais de café – tipo de muda de alta precocidade acelerando o processo de colheita de café.

 
Segundo o secretário de Estado de Agropecuária (Seap) do Acre, José Carlos Reis, o que antes demoraria até dois anos, com essa nova muda poderá já se ter na primeira safra. “A vantagem da muda clonal é a rapidez com que a semente aparece. Esses produtores, que estão recebendo essas mudas hoje, podem contar com a primeira safra para daqui um ano no máximo”, explicou.

Além da doação, o governo do Estado oferece o preparo das áreas para o plantio e assistência técnica especializada. Atualmente, são produzidas 25 sacas por hectare, mas a meta do governo é fazer com sejam produzidas 100 sacas por hectare. Em média cada saca é vendida por R$ 270.

A tradição do plantio do café é incentivada pelo governo em Sena Madureira, Bujari, Manoel Urbano, Feijó, Capixaba e Plácido de Castro, locais onde já existia a plantação. Reis conta que 70% do café comercializado no Acre é comprado fora, mas que com os investimentos e incentivos que o Estado tem feito neste setor, a produção deve fortalecer neste ano. O secretário revela que a meta é zerar essa porcentagem.

“O nosso objetivo é investir 8 milhões de reais na cadeia do café e expandir para a região do Vale do Juruá, aumentando a produção. Além disso, vamos colocar um descascador e um secador para que os produtores tenham condições de valorizar ainda mais o produto”, ressaltou José Carlos Reis.

Reportagem Agência de Notícias do Acre/ Por Paula Amanda

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures