ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gesso e adubo fosfatado oferecem nova perspectiva para o café capixaba

PRODUÇÃO

EM 07/03/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estuda uma nova tecnologia para melhorar a cafeicultura de montanhas do Espírito Santo. A pesquisa pretende lançar um produto que contenha gesso e adubo fosfatado, a fim de melhorar o desenvolvimento e a produtividade do café arábica capixaba. O próximo passo seria validar a tecnologia também para o café conilon.

O projeto é coordenado pelo pesquisador do Incaper André Guarçoni Martins e foi aprovado no Edital Nº 06/2015 – PPE Agropecuária da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). “O gesso é móvel no solo, fornecendo cálcio e reduzindo a toxidez do alumínio em profundidade. Já o fósforo é imóvel no solo, mas, associado ao gesso, em tese, ficaria mais disponível para as plantas”, explicou.

“A combinação dos dois insumos em um só produto irá contribuir para o aprofundamento do sistema radicular da planta. A raiz do cafeeiro cresce onde há cálcio em concentrações adequadas e onde não há alumínio tóxico. O fósforo é também um nutriente que contribui para o maior desenvolvimento radicular, além de estar envolvido com a síntese e armazenamento de energia. A partir desta interação sinérgica, a planta é capaz de buscar água nas camadas mais profundas do solo, resistindo melhor a períodos de déficit hídrico, e consegue absorver nutrientes que até então não estariam disponíveis, especialmente o fósforo”, complementou Guarçoni.

Nas condições atuais de cultura, diversos trabalhos apontam que a raiz do arábica não ultrapassa, em média, 60cm de profundidade. A expectativa é dobrar o comprimento da raiz e aumentar o volume radicular. Com o crescimento das raízes, a absorção de água e nutrientes é mais eficiente o que, consequentemente, contribui para o desenvolvimento da planta, bem como para o aumento da produtividade.

O trabalho será desenvolvido integrando pesquisa, assistência técnica e extensão rural, setor produtivo e poder público. Para Guarçoni, “a integração entre pesquisa e extensão gera tecnologias mais efetivas e de mais fácil adoção. Além disso, a inclusão do próprio cafeicultor e de agentes municipais valoriza as pessoas, facilita e incrementa a execução do experimento e nos aproxima da missão institucional. Só o Incaper é capaz de realizar este tipo de trabalho integrado”.

Além do próprio coordenador André Guarçoni, o projeto conta com a participação dos pesquisadores do Incaper Luiz Carlos Prezotti e Henrique Paye e dos extensionistas do Instituto Fabiano Tristão e Cesar Krohling. Estão também envolvidos no trabalho pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Universidade Federal de Viçosa. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DOUGLAS QUINTINO DA SILVA

IBITIRAMA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/03/2017

Boa Noite !!!

Sou de Ibitirama-ES, região montanhosa no Parque do Caparaó. No ano passado passamos por uma estiagem muito forte e com este estudo se concretizando, teremos uma produção mantida. Fico muito feliz que estamos caminhando para o sucesso.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures