ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estoques de café conilon serão checados pela Conab neste mês

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 04/01/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que, entre os dias 2 e 13 de janeiro de 2017, técnicos da Superintendência de Fiscalização de Estoques (Sufis) da mesma farão uma vistoria nos estoques privados de café conilon no Espírito Santo e na Bahia. Os estados responsáveis por 63% e 10,3% da produção nacional, respectivamente. O objetivo é verificar o volume disponível do produto para comercialização.

A medida segue orientação dado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que em dezembro passado decidiu suspender decisões sobre a importação de café conilon verde e verificar quanto café ainda há nos estoques brasileiros. Ao CaféPoint, o Mapa informou, à época, que iria “constituir um Grupo de Trabalho coordenado pela Conab para fazer o levantamento dos estoques físicos do café conilon nas cooperativas, armazéns privados e produtores rurais”. A iniciativa visa vão aprofundar o assunto para, então, resolver se libera ou não a importação requerida pelas indústrias de café torrado e moído e solúvel do Brasil.

Segundo a Conab, entretanto, para que essa importação seja autorizada, o volume de estoque encontrado deve ser insuficiente para atender ao consumo até o início da safra em março. A demanda, segundo a indústria, é de 1,5 milhão de sacas de café.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) irá apoiar a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no levantamento de estoque de café Conilon capixaba disponível para o mercado. Para o diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Júnior, essa medida é fundamental para valorizar a produção do café capixaba. “Se abrir para a importação de café do Vietnã, os preços cairão. Quem está guardando café na expectativa de vender a um preço maior pode vender a um preço baixo. Por isso, temos que ser precisos nas estimativas de estoques para que o produtor não seja prejudicado”, explicou Mauro.

Segundo o Superintendente Regional da Conab Brício Alves Júnior, uma equipe de 10 pessoas já está em campo fazendo as pesquisas. “Serão visitadas cooperativas, armazéns, indústrias e comerciantes. Trata-se de um processo sigiloso, no qual a empresa pública responsável por esse serviço, a Conab, fará o levantamento. Como o Incaper já nos auxilia no processo de previsão de safra, contaremos com essa Instituição novamente”, falou Brício.

A safra 2016 de café conilon registrou quebra devido a questões climáticas. De acordo com o quarto e último levantamento da atual safra, divulgado na última semana pela Conab, a produção de conilon (que representa 15,6% da produção total de café do país) foi de 7,98 milhões de sacas, 28,6% a menos que na safra 2015. No Espírito Santo, a queda na produção chegou a 35,1%. Este resultado se deve sobretudo, à seca e à má distribuição de chuvas por dois anos consecutivos nos estágios de florescimento, formação e enchimento de grãos.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures