ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

"Estiagem em regiões produtoras está perto do fim", diz meteorologista

PRODUÇÃO

EM 18/09/2017

5
0
Da redação

Produtores de café que estão apreensivos com a ausência de chuva desde junho podem tentar ficar despreocupados. De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, o tempo seco e quente em todas as principais regiões produtoras do país está perto do fim.  

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
                              Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia 

Segundo o especialista, a partir da última semana de setembro chuvas regulares cairão nas principais regiões produtoras do país, como Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Norte de São Paulo, devendo compensar o período de estresse hídrico pelo qual as lavouras passaram: "a temporada é boa, bem parecida com o que houve em 2016. A previsão para a próxima estiagem é em fevereiro", explica.
Com as reservas hídricas das plantas começando a se esgotar, a produção dos frutos para 2018 pode ser afetada o que preocupa os operadores do mercado global de café e os produtores, que têm compromissos com a entrega da mercadoria. Conforme o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, André Luiz Alvarenga Garcia, 50% da área plantada de café no Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Alta Mogiana está prejudicada, com os pés de café desfolhados. 

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADILSON POZZA

EM 22/09/2017

Estou na região sudeste do estado de São Paulo, especificamente em Timburi. Gostaria de saber se na minha região é possível tirar café clonal.  



                   
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/09/2017

Acabei de ver uma notícia da Climatempo sobre as chuvas previstas para o início do mês de outubro para o Sul de Minas, que antes era de 80 mm e agora 20 mm. Essas notícias só trazem danos para os produtores e servem de prato cheio para os especuladores.Não se pode plantar notícias que não se possa garantir. 
JAIME MENDES DE SOUZA

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/09/2017

Não entendo porque não é citado a região cafeeira do leste de Minas ou Matas de Minas,  onde se encontra a segunda maior produtividade do Estado. 
THIAGO DE SOUZA

CRISTAIS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 19/09/2017

Será que na cidade de Cristais vai chover? Fica na ponta divisa com Centro-Oeste.
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/09/2017

O que dirá o ilustre meteorologista da Climatempo se não  cair a chuvarada que estamos esperando? Isso não serve para nada! Compensar o que já está perdido? Estresse hídrico não se recupera. O que passou, passou...