carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Notícias > Produção

"Estiagem em regiões produtoras está perto do fim", diz meteorologista

postado em 18/09/2017

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Da redação

Produtores de café que estão apreensivos com a ausência de chuva desde junho podem tentar ficar despreocupados. De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, o tempo seco e quente em todas as principais regiões produtoras do país está perto do fim.  

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
                              Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia 

Segundo o especialista, a partir da última semana de setembro chuvas regulares cairão nas principais regiões produtoras do país, como Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Norte de São Paulo, devendo compensar o período de estresse hídrico pelo qual as lavouras passaram: "a temporada é boa, bem parecida com o que houve em 2016. A previsão para a próxima estiagem é em fevereiro", explica.
Com as reservas hídricas das plantas começando a se esgotar, a produção dos frutos para 2018 pode ser afetada o que preocupa os operadores do mercado global de café e os produtores, que têm compromissos com a entrega da mercadoria. Conforme o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, André Luiz Alvarenga Garcia, 50% da área plantada de café no Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Alta Mogiana está prejudicada, com os pés de café desfolhados. 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

eli valera nabanete

Marumbi - Paraná - Produção de café
postado em 18/09/2017

O que dirá o ilustre meteorologista da Climatempo se não  cair a chuvarada que estamos esperando? Isso não serve para nada! Compensar o que já está perdido? Estresse hídrico não se recupera. O que passou, passou...

thiago de souza

OUTRA - OUTRO - Estudante
postado em 19/09/2017

Será que na cidade de Cristais vai chover? Fica na ponta divisa com Centro-Oeste.

Jaime Mendes de Souza

OUTRA - Minas Gerais - Produção de café
postado em 20/09/2017

Não entendo porque não é citado a região cafeeira do leste de Minas ou Matas de Minas,  onde se encontra a segunda maior produtividade do Estado. 

eli valera nabanete

Marumbi - Paraná - Produção de café
postado em 21/09/2017

Acabei de ver uma notícia da Climatempo sobre as chuvas previstas para o início do mês de outubro para o Sul de Minas, que antes era de 80 mm e agora 20 mm. Essas notícias só trazem danos para os produtores e servem de prato cheio para os especuladores.Não se pode plantar notícias que não se possa garantir. 

Adilson Pozza

OUTRA - OUTRO - OUTRA
postado em 22/09/2017

Estou na região sudeste do estado de São Paulo, especificamente em Timburi. Gostaria de saber se na minha região é possível tirar café clonal.  

                   

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade